MACR0EC0N0MIA

1620 palavras 7 páginas
2. Estruturas de mercado

Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo – o mercado brasileiro ou mercado de São Paulo, por exemplo – ou a um produto ou um setor específico qualquer – o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.

Observa-se, de outra parte, que as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Como resultado, a forma como os preços são determinados varia de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado:

i) Concorrência perfeita

ii) Monopólio

iii) Oligopólio

iv) Concorrência monopolística.

Geralmente, na literatura econômica, o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolística são chamados de mercados imperfeitos.

Vejamos, então, as características distintivas de cada um desses mercados.

. A concorrência perfeita

Falemos, primeiro, da concorrência perfeita: para que um mercado seja caracterizado como de concorrência perfeita é necessário que preencha as seguintes condições básicas:

a) existência de um número elevado de vendedores e compradores independentes, cada qual muito pequenoem relação a esse mercado como um todo, sendo, emconseqüência, incapaz de afetar os níveis de oferta eprocura do produto e o seu preço. A essa característicacostuma-se denominar de “atomização”.

b) todas as firmas desse mercado vendem produtos homogêneos (idênticos ou substitutos próximos), de talmodo que os compradores possam comparar os preços;

c) conhecimento ou informação perfeita das condições do mercado, tanto pelos vendedores como peloscompradores, para que todos possam competir em pé deigualdade;

d) livre entrada e saída de empresas no

Relacionados