maconaria em portugal

Páginas: 15 (3603 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Género
Antes de mais é importante fazer a distinção entre o que é ser homem e o que é ser mulher. Por vezes pensa-se que ser homem ou mulher está associado com o sexo do corpo em que nascemos. Mas à semelhança de várias questões que despertam o interesse dos sociólogos, a natureza da feminilidade e da masculinidade não é assim tão fácil de definir.
O género não existe simplesmente, pois comomuitos sociólogos dizem “todos nós fazemos o género” nas interacções sociais que estabelecemos com os outros. Entenda-se assim que o género é as diferenças psicológicas, sociais e culturais entre indivíduos. Assim, não sendo um produto directo do sexo biológico do indivíduo, o género está associado a noções socialmente construídas de masculinidade e feminilidade.
R.W. Connell*, sociólogocontemporâneo brasileiro, faz algumas apresentações teóricas sobre o género, onde pretende saber de que modo o poder social influenciado pelos homens cria e mantém a desigualdade de género.
Para Connell, as relações de género surgem como interacção das práticas quotidianas, em que as acções e os comportamentos das pessoas nas suas vidas pessoais estão directamente associados a acordos sociais colectivos nasociedade. Desde modo, os acordos reproduzem-se ao longo da vida e de geração em geração, estando sempre em constante mudança.
As normas e expectativas sociais vão sendo interiorizados progressivamente através do contacto com diversos agentes de socialização, sendo que estes podem ser primários ou secundários.
Os homens e as mulheres têm presentes desigualdades de género uma vez que sãosocializados diferentes papéis para cada um deles. Os rapazes e as raparigas são como uma espécie de aprendizes dos “papéis sexuais” e das identidades masculina e feminina que os irá acompanhar ao longo da vida.


* Raewyn Connell ( 1994 ); nas obras Gender and Power(1987) e Masculinities (1995)
As influências sociais, apontadas por muitos estudos como a fonte das identidades de género podem fluirpor diversas áreas, sendo uma das mais importantes a educação por parte dos progenitores. Alguns estudos sobre a interacção progenitor/ criança revelaram, por exemplo, diferenças no tratamento de rapazes e raparigas, mesmo quando os pais acreditam ter a mesma reacção com ambos. Exemplos práticos desta situação são, por exemplo, os livros, brinquedos e jogos que os pais compram para os filhos, compersonagens estereotipadas e que começam desde cedo a influenciar as crianças num dos sentidos da identidade sexual. A socialização do género é evidentemente muito forte e desafiá-la pode ser complicado, isto porque uma vez “conferido” um género, a sociedade espera que o indivíduo desempenhe o seu papel como “Homem” ou “Mulher”.

Perspectivas acerca da desigualdade de géneros
O género é,sabe-se, um conceito socialmente criado que atribui papéis sociais e identidades diferentes aos homens e mulheres. No entanto, em quase todas as sociedades, o género é uma forma significativa de estratificação social, ou seja, é um factor crítico na estruturação dos tipos de oportunidade e das hipóteses de vida que os indivíduos e grupos enfrentam, e que influencia os papéis que se desempenham nasinstituições sociais.
Embora tudo varie de cultura para cultura, o que há de comum em todas elas é o facto de o papel de um homem ser mais valorizado e recompensado que o da mulher, tendo o homem a função de sustentar a família e a mulher a obrigação de cuidar da casa e dos filhos.
Apesar dos progressos das mulheres por todo o mundo, existe ainda uma grande diferença de géneros que serve debase para as desigualdades sociais. Assim, investigar e explicar esta desigualdade de género é uma preocupação central para os sociólogos, que surgiram com teorias para tentar explicar o domínio dos homens sobre as mulheres em várias áreas.
O ser humano com produto e produtor de cultura

A criança ao nasce, considera-se um ser não cultural. Quando nasce, a criança é apenas um organismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maçonaria em portugal
  • maçonaria
  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • Maçonaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!