Machocentrismo

425 palavras 2 páginas
Machocentrismo

O machismo é uma ideia absurda de que os homens são superiores as mulheres, recusando-se ter a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais.
Há séculos essa ideia de machismo existe, desde quando Deus criou Eva, dado à história que Eva foi criada a partir da costela de Adão, assim trazendo uma inferioridade as mulheres, porém essa ideia de inferioridade não deveria existir, pois devíamos pensar que fomos criados com um objetivo, no qual somos todos iguais, gerados de um corpo só.
No entanto a ideologia do machismo prosseguiu por séculos, tanto como nas religiões, na mídia, e no núcleo familiar, onde a mulher encontra se num estado de submissão, perdendo todos os seus direitos de livre expressão, obtendo se assim um mundo dividido entre o feminino e o masculino.Mas quando o homem foge das ditas regras de masculinidade, já pode ser enquadrado como alvo de preconceito, como os homossexuais, que sofrem exclusão na sociedade machista por não seguirem um padrão imposto por eles.

Violência contra a mulher
A violência contra a mulher existe há muito tempo, porem só no ano de 1994 o Brasil assinou um documento da Convenção Interamericana para prevenir, punir, e erradicar a violência contra a mulher,também conhecida como Convenção do Belém do Pará, tendo como objetivo explicar do que se tratava a violência .Foi com base nessa definição que a Lei Maria da Penha foi escrita.
Com medidas mais efetivas (penais) a lei Maria da Penha vem com o objetivo de coibir a violência.
Quase metade dos casos de violência cometidos no Brasil contra mulher é praticada por maridos, companheiros ou namorados, e na maioria dos casos as vítimas não comparecem a delegacia para fazer o Boletim de Ocorrência, e se comparecem no dia seguinte, vão retirar a queixa. Muitas dessas mulheres não fazem o boletim por medo do companheiro, e outras não fazem, pois no dia seguinte seus companheiros fazem falsas promessas , e assim a violência continua. Quando ocorre uma iniciativa

Relacionados