Macaxeira

Páginas: 9 (2020 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

A mandioca, de nome científico Manihot esculenta Crantz, é uma planta perene, arbustiva, que pertence a família das Euforbiáceas. A parte mais importante da planta é sua raiz, que é rica em fécula, utilizada na alimentação humana e animal ou como matéria prima para diversas indústrias. É originária do continente americano, provavelmente do Brasil, a mandioca já era cultivadapelos índios, por ocasião da descoberta do país (FRAIFE FILHO & BAHIA, 2009).
A mandioca pode ser classificada, em função do tipo de raiz, em duas grandes categorias: (I) mandioca de “mesa” e (II) mandioca industrial. Ela se encontra em duas formas: (I) farinha não temperada, que se destina à alimentação básica e é consumida principalmente pelas classes de renda mais baixa da população; e (II)farinha temperada (farofa), de mercado restrito, mas de valor agregado elevado, que se destina às classes de renda média a alta da população.
Em geral a mandioca está associada à alimentação básica da população mais carente, recentemente a mandioca vem adquirindo visibilidade e importância no circuito da alta gastronomia, conduzida por novos chefes de cozinha em processo que se poderia chamar de“descoberta de um paladar genuinamente brasileiro” (GOMES & LEAL, 2003).
Este Trabalho tem como objetivo, inicial, mostrar um pouco da história e origem da mandioca, suas variedades, seu cultivo e consumo, e como até os dias atuais ela continua marcantemente na mesa do brasileiro e em alta na gastronomia.












2 ASPECTOS HISTORICOS E CONCEITUAIS DA MACAXEIRA

Mandioca (aipim oumacaxeira) é o nome pelo qual é conhecida espécie comestível e mais largamente difundida do gênero manihot, composto por diversas variedades de raízes comestíveis. O nome dado ao arbusto da mandioca é maniva. Trata-se de uma raiz que teria tido sua origem mais remota do Brasil (Sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, os habitantes brasileiros, ou seja, os índios já acultivavam e consumiam. Sendo espalhada por diversas partes do mundo tem hoje a Nigéria como seu maior produtor, a África, onde constitui, em muitos casos, a base da dieta alimentar, e no Brasil, o hábito de cultivo e consumo da raiz continua fortemente (LOPES, 1999).














FIGURA 1 - AlimentaçãoIndígena (MACHADO, 2008)

No Brasil, possui muitos nomes, usados em diferentes regiões, alguns deles são: mandioca-mansa, aipim, castelinha, macaxeira, aipim, mandioca-doce, maniva, maniveira, pão-de-pobre, e variedades.
Existem diversas espécies da planta, que se dividem em mandioca-doce, e mandioca-brava, e em algumas regiões do Brasil usam o nome de aipim ou macaxeira paraidentificar a mandioca-doce, e a mandioca-brava identifica-se de acordo com a presença do ácido cianídrico (que é venenoso se não for destruído pelo calor do cozimento ou do sol).

A maior parte da mandioca de “mesa” é comercializada na forma in natura. A mandioca para a indústria tem uma grande variedade de usos, dos quais a farinha e a fécula são as mais importantes. A farinha tem essencialmente usoalimentar e, além dos diversos tipos regionais, que não modificam as características originais do produto (FRAIFE FILHO & BAHIA, 2009).

No Brasil a raiz da mandioca é consumida na forma de farinhas, da qual se faz a farinha de mandioca, e tapioca, também consumida em pedaços cozidos ou fritos. É muito comum sua presença no preparo de receitas típicas da Amazônia como o tacacá, a maniçoba e omolho tucupi. Dela também se faz outra farinha o polvilho (fécula de mandioca), doce ou azedo, que serve para diversas preparações como o pão de queijo e outros (FRANÇA, 2009).











FIGURA 2 - Preparo de Farinha de Mandioca (EMBRAPA, 2006)

Na África é comum consumir-se, além da raiz, também as folhas jovens em forma de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • brigadeiro de macaxeira
  • A Macaxeira em Pernambuco
  • Miniprocessamento de macaxeira
  • artigo de macaxeira
  • Chica Macaxeira
  • macaxeira com limão faz mamão
  • Tecnologia da Mandioca. Introdução a Mandioca ou Macaxeira
  • BOLO DE QUEIJO MACAXEIRA E TAPIOCA FINA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!