Mabison 1

915 palavras 4 páginas
DISCIPLINA DE PORTUGUÊS EM EAD
ESTUDO DIRIGIDO 1

QUESTÃO 1 – Explique, com suas palavras, o que é variação linguística .

Variação lingüística é o modo pelo qual a língua se diferencia de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural e essa variação se dá no uso dos falantes no seu dia a dia, pois a língua portuguesa possui vários falares de acordo com as diferenças sociais, grau de escolaridade, regionalismo, sexo, idade, profissão e cada um falar com características bem distintas.

QUESTÃO 2 – Quais tipos de variação linguística podemos identificar na língua portuguesa? Dê exemplos de cada uma das variações citadas.

As variações são: Variação Histórica, Variação Geográfica, Variação Social, Variação Situacional.

Variação Histórica refere-se aos estágios de desenvolvimento de uma língua ao longo da História.
Variação Geográfica refere-se a variedade que a Língua Portuguesa assume nos diferentes lugares onde ela é falada.
Variação Social refere-se às formas da língua empregadas pelas diferentes classes ou grupos sociais.
Variação Situacional refere-se a capacidade que tem um mesmo indivíduo de empregar as diferentes formas da língua em situações comunicativas diversas, procurando adequar a forma e o vocabulário em cada situação.

QUESTÃO 3 – Tendo em mente as diferenças entre as modalidades oral e escrita, reescreva o texto abaixo de forma a torná-lo adequado à publicação no jornal Globo. Lembre-se de utilizar o padrão culto da língua.

Texto falado

Você sabia que de acordo com o Ministério do Turismo, as pessoas que vêm pra Minas Gerais, que visitam a gente, né, ficam aqui em média um dia e meio, enquanto que na Bahia, eles ficam até uns 10 dias? Incrível, né? Minas Gerais é tão bonito e tão rico! O que o Ministério do Turismo tá pensando em fazer é dar um jeito de aumentar o tempo que os turistas ficam aqui em Minas pra 3 ou 4 dias. E pra isso, o Ministério criou um projeto, o projeto Qualificação, Estruturação e Promoção das Cidades

Relacionados