Maaeronautico

1577 palavras 7 páginas
DISPOSIÇÃO DO TREM DE POUSO

A maioria das aeronaves são equipadas com disposição em triciclo, muito usado em grandes aeronaves exceto em modelos antigos. As partes de um arranjo triciclo são a perna de força do nariz e as principais que estão localizados abaixo das asas. Localização e número de rodas variam, o maior número de rodas distribuem melhor o peso. Duas ou mais rodas em um mesmo eixo é chamado de TRUCK, determinado pelo peso bruto. Conjunto triciclo consiste de: amortecedores a óleo/ar, unidades de alinhamento das pernas principais, unidades de suporte, mecanismos de se- gurança, retenção, necanismos de proteção da perna de força auxiliar, sistema de direção da roda do nariz, rodas da aeronave, pneus com e sem câmaras de ar e sistema de freio. O trem de pouso de aeronaves de asas fixas podem ser: retráteis, fixos ou escamoteáveis. Trem de pouso convencional, possui um trem de pouso principal e uma bequilha.

AMORTECEDORES

Pneumático/hidráulico usa ar comprimido combinado com fluido hidráulico para absorver e dissipar cargas de choque também conhecidos como ar e óleo-pneumático. Um eixo fixado ao cilindro inferior para a ins- talação da roda. Em sua maioria estão equipadas com braço de torque presos aos cilindros superior e inferior para o alinhamento da roda. Amortecedores sem braço de torque tem pistão e cilindros ranhurados para o alinhamento da roda. Para o eficiente funcionamento do amortecedor o nível de óleo e pressão do ar devem ser mantidos.

REABASTECIMENTO DE AMORTECEDORES A descompreessão do amortecedor é perigosa, sendo manipulado por pessoal treinado para este tipo de válvula de ar de alta pressão e fluido hidráulico. Requisitos básicos de segurança para reabastecimento de amortecedores: 1 - Algumas devem ser colocadas sobre macacos. 2 - Remover cobertura da válvula de ar. 3 - Verificar se a porca hexagonal esta apertada. 4 - Manter-se lateralmente afastado da válvula para evitar

Relacionados