Maçonaria

Páginas: 23 (5628 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
A MAÇONARIA COMO VALOR ESPIRITUAL
Em nenhuma outra época como na presente, tem sido tão ativa a busca da luz, da verdade, da beleza e da sabedoria.
Jamais existiram tantas e tão diferentes organizações que pretendam dar a luz da verdade. Por toda parte aparecem instrutores que pretendem ter encontrado algum método específico, mediante o qual o homem pode alcançar o conhecimentode Deus, a paz interior e a iluminação; conseguir o domínio de si mesmo; ou adquirir riquezas, bem estar e poder.
As pessoas vão de um instrutor a outro, buscando algo que lhes dê luz e sossego. Todos pertencemos a algum grupo organizado de buscadores da luz, seja metafísica, esotérica ou ortodoxa. Organizações tais como “Novo Pensamento”, “Ciência Cristã” e “Unidade” contam seusafiliados por milhares.  Qualquer pseudoinstrutor, capaz de fazer-se ouvir ou de prometer muito, encontra sempre quem o escute.
No caos organizado por estas tendências sectárias e aderências à determinada apresentação da verdade, a verdade mesma fica esquecida. No choque entre personalidades, lutando cada uma em favor de determinado instrutor e de seu ensinamento da realidade, a tranqüila esussurrante voz da sabedoria se apaga na controvérsia sobre doutrinas, dogmas e cismas; e na energia que se dissipa na construção e destruição das formas, que a verdade pode assumir, se desvanece seu verdadeiro significado espiritual.
Ante tal confusão, não é estranho que muitos investigadores sinceros, ao contemplar a aparição e queda de instrutores e escolas de pensamento, se perguntem seé que a verdade pode encontrar-se em alguma parte. É possível que a unidade possa estar velada por tantas e tão diversas formas? Será impossível encontrar uma expressão da verdade que seja includente e não excludente?  Haverá um ensinamento da Sabedoria Antiga que venha a satisfazer a necessidade universalmente sentida? Será possível criar uma organização cujas características sejam a daimpessoalidade e da mais ampla tolerância e que, por sua vez, faça finca-pé em princípios essenciais que todos possam aceitar, passando por alto todos aqueles detalhes suscetíveis de controvérsia?
Seguramente haverá algo que nos guie com segurança em nosso avanço até a origem de toda a luz e de toda a vida, e que encontraremos algum marco indicador que seja suficiente para guiar em seu caminho operegrino que trata de evitar os tropeços a que está exposto em sua obscuridade.
Com efeito, existe a organização, depositária da verdade, cuja plataforma é tão ampla e cujo ensinamento da verdade é tão universal que é capaz de satisfazer a necessidade do mundo. É um fato curioso, todavia, que essa organização é tão extensamente conhecida, que mesmo nossa familiaridade com ela é causa deque se nos oculte seu verdadeiro objeto. O conhecimento que dela se tem é tão geral, que os ensinamentos e as verdades que tem a missão de repartir, ficam veladas pela importância que atribuímos ao aspecto forma. A organização a que nos referimos é a Maçonaria.
Em todos os países do mundo é conhecido e atua “esse sistema peculiar de moralidade, velado por alegorias e ilustrado porsímbolos”. É muito provável que a Maçonaria, de uma forma ou outra, haja existido sempre em nosso planeta. O estudante da Maçonaria, capaz de assimilar o conhecimento contido nos rituais, de compreender o significado espiritual dos símbolos, mobiliário e alfaias de uma loja e de apreciar a idéia subjacente na ação que ali se desenvolve, perceberá gradualmente que essa Instituição é depositária de umaexpressão includente da verdade, e que na forma simbólica do trabalho maçônico se tem preservado, para benefício da humanidade, uma revelação que (quando se investigue) dará a chave do mistério do universo e será um guia que permita ao homem chegar ao coração de seu próprio mistério.
É opinião de muitos e profundos pensadores que se, em um momento dado, desaparecessem da face da terra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • Maçonaria
  • Maçonaria
  • MAÇONARIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!