maçonaria

Páginas: 7 (1603 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014
Origem do nome
Os pesquisadores consideram que as origens da Maçonaria estariam associadas aos construtores das catedrais, ressaltando o significado da palavra “pedreiro” em francês (maçon).
Origem da Maçonaria
Maçonaria: Fundação: ninguém sabe ao certo; alguns acreditam que surgiu no Egito e outros na Grécia Antiga. Porém, a época de ouro foi na Idade Média na Europa.
O que éInstituição filosófica, filantrópica, universal, educacional e progressista, formada por pessoas de todas as raças, credos e nacionalidades, cuja finalidade é transformar o mundo em um lugar melhor.
Estrutura
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si. Existem, no mundo,aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 - nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 Lojas.
Lojas
Loja: não é um local físico, mas sim, a própria organização onde os maçons se reúnem para trabalhar e evoluir em seus graus. Cada loja é composta por: Venerável Mestre, 1°Vigilante, 2º Vigilante, Orador, Secretário, Mestre de Cerimônias, Tesoureiro e Guarda do Templo.
. Requisitos para aceitação nas lojas maçônicas:
A) Para ser membro da maçonaria não basta a autoproclamação, é necessário um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja iniciado por outros maçons, e para se manter tem que cumpra com os seus juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ousimbólicas, e que esteja integrado em uma loja.
B) Trabalhar para se auto-sustentar
C) Ter rendimentos para contribuir com as despesas sem prejudicar a família
D) Ser maior de idade
E) Frequentar a loja uma vez por semana
F) Ser casado .
G) Ter moral, dignidade e todas as qualidades de uma pessoa de bem .
Religião
Religião: a Maçonaria não é uma religião e seus membros são livres parater a religião que desejarem.
Mulheres na Maçonaria
mulher no Brasil não faz a iniciação, ou seja, não é reconhecida pelas Potências (Lojas) regulares. Existem algumas ordens no Brasil, chamadas “Mistas”, onde as mulheres se encontram para os trabalhos. A Grande Loja da Inglaterra não aceita o sexo feminino em sua iniciação.
Ritos Maçônicos
Os ritos são compostos por procedimentosritualísticos, são métodos utilizados para transmitir os ensinamentos e organizar as cerimónias maçônicas.
Cada Rito tem suas características particulares, assemelhando-se ou divergindo do outro em aspectos gerais, em detalhes, mas convergindo em pelo menos um ponto comum: a 'regularidade maçonica, isto é, o reconhecimento internacional amparado pela Constituição de Anderson1
OS 33 GRAUS
O aprendizadomaçom está dividido por etapas. Cada etapa é desenvolvida numa Câmara própria, com seus respectivos graus. São elas: Lojas Simbólicas (do 1o. ao 3o. grau), Lojas de Perfeição (do 4o. ao 14o. grau), Capítulos (do 15o. ao 18o. grau), Conselhos de Kadosch (do 19o. ao 30o. grau), Consistórios (31o. e 32o. graus) e Supremo Conselho (33o. grau).
1º GRAU: APRENDIZ – O Aprendiz deve, acima de tudo, saberaprender. É o primeiro contato com o Simbolismo Maçônico. Aprende as funções de cada um no templo e sempre busca o desenvolvimento das virtudes e a eliminação dos vícios. Muitos maçons antigos afirmam que este é o mais importante de todos os graus.

2º GRAU: COMPANHEIRO – A fase de Companheiro propicia ao maçom um excepcional conhecimento de símbolos, além de avanços ritualísticos edesenvolvimento do caráter.
3º GRAU: MESTRE – É o chamado grau da plenitude maçônica. No âmbito do Simbolismo (Lojas Simbólicas) é o grau mais elevado que permite ocupar quaisquer cargos. O Mestre possui conhecimentos elevados da história e objetivos maçônicos.

4º GRAU: MESTRE SECRETO – Neste grau, além de outros conhecimentos, o maçom aprende as virtudes do Silêncio. Avança, fantasticamente, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • Maçonaria
  • Maçonaria
  • MAÇONARIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!