Maçonaria

Páginas: 3 (553 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
A maçonaria esteve presente em praticamente todos os eventos importantes e históricos que levaram o Brasil a ser o que é hoje, como por exemplo, a Proclamação da República, Independência, Dia doFico e a Libertação dos Escravos, todos esses eventos tiveram pensadores, ideologias e a forma de resistência de origem maçom. A Inconfidência Mineira também foi um evento cujo todos os participanteseram maçons, e até mesmo Joaquim Silvério dos Reis, o traidor, era maçom.
Em 1822, a maçonaria brasileira estava dividida em dois grandes grupos, ambos eram a favor da independência, mas uma delas,liderada pelo advogado Joaquim Gonçalves Ledo e o cônego Januário Barbosa, defendia ideias republicanas. A outra, de José Bonifácio de Andrada e Silva, acreditava na monarquia constitucional.
Entre 12presidentes da Primeira República, oito eram maçons. O primeiro ministério era todo maçom, incluindo Rui Barbosa, Quintino Bocaiuva e Benjamin Constant. A passagem de D. Pedro pela maçonaria foi,oficialmente, muito rápida. Iniciado na loja Comércio e Artes no dia 2 de agosto de 1822, foi promovido ao grau de mestre três dias mais tarde e elevado ao posto máximo da organização, dois meses depois,mas ficou na função por apenas 17 dias. Quando foi aclamado imperador mandou fechar e investigar as lojas, e logo depois reabriu-as.
1) Acontecimentos:
Criação de duas grandes facções maçônicaslideradas por pessoas de alto grau intelectual como advogados, formação de pensamentos e ideias em relação à política exercida pelo governo da época (monarquia).
Independência e República proclamadas porD. Pedro I e marechal Deodoro da Fonseca, ambos maçons.
Dia do Fico, foi um grande evento de origem maçom, assim como a Libertação dos Escravos.
2) Datas:
Primeira loja maçônica criada em 1801.Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Independência em 7 de setembro de 1822. Dia do Fico em 9 de janeiro de 1822. E a Libertação dos escravos em 13 de maio de 1888.
3) Personagens:
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • maconaria
  • Maçonaria
  • Maçonaria
  • Maçonaria
  • MAÇONARIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!