M8 ANESTESIO 11

1310 palavras 6 páginas
Anestesio 11
Assunto: anestesias do canal raquidiano
Transcritora: Paula Milena por Bernardo

(minha gente, desculpem a aula não estar tão boa, mas ela fica cortando o raciocínio o tempo inteiro pra falar de outra coisa e não volta ao que disse antes... fiz o máximo pra ficar “entendível”, mas tem horas que não dá mesmo).
Vocês já tiveram essa aula, mas viram esse assunto quando não tinham maturidade e conhecimento pra saber isso. Então hoje vai ser mais fácil.
Todos os anestesistas trabalham com canal raquidiano são raquianestesistas. Só que popularmente se chama raquianestesia a anestesia subaracnóidea. Então, é muito fácil quando as coisas correspondem ao sitio anatômico, então, anestesia subaracnóidea é uma anestesia pra ser feita abaixo da aracnóide, e a epidural está fora dali, epidural ou peridural.
Alguém: não existe subdural não?
Professora: subdural é a mesma coisa de subaracnóidea. Por quê? Porque a dura e a aracnóide são bem coladas, nem sempre você consegue separar uma da outra. Elas são ligadas por umas vilosidades altamente coladas. Quando você atravessa a dura, você automaticamente atravessa a aracnóide. Aí a gente pode chamar também de subdural ou subaracnóidea.
Na verdade, o certo seria subaracnóide, porque abaixo da dura, entre a dura e a aracnóide não tem líquor, o líquor está depois da aracnóide. A medula é envolta pelas 3 meninges, a pia fica bem aderida mesmo, é finíssima, super permeável, é como se fosse a membrana mais externa da estrutura nervosa. E as outras duas são duas membranas que juntas formam uma membrana espessa, tanto que quando a gente faz a punção subaracnóidea, que faz a subdural, pra fazer a anestesia, normalmente a gente define isso na hora da punção, você sente que passou uma estrutura mais fibrosa, mais resistente.
Então, toda vez que a gente depositar anestésico no canal raquidiano, mas num espaço subaracnóideo, ou seja, em contato com o líquor que está lá, a gente está fazendo o que chamamos popularmente de

Relacionados