Músicas antigas brasileiras

Páginas: 7 (1540 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
Músicas Antigas Brasil
Na música popular o negro teve uma participação fundamental. Trazendo da África alguns instrumentos como atabaques, o agogô, a cuíca e o berimbau, e ritmos desconhecidos pelos europeus, já no século XVIII sua contribuição se faz notar nas danças e canções de rua, crescendo em importância no século XIX e florescendo exuberante após a abolição da escravatura em 1888,equiparando-se nos dias de hoje à participação branca.
[editar]Origens
Os primeiros exemplos de música popular no Brasil datam do século XVII, como o lundu, originalmente uma dança africana que chegou ao Brasil, via Portugal, ou diretamente, com os escravos vindos de Angola. Tinha uma natureza sensual e humorística que foi censurada na metrópole, mas no Brasil recuperou este caráter, apesar de terincorporado algum polimento formal e instrumentos como o bandolim. Mais tarde o lundu, que de início não era cantado, evoluiu assumindo um caráter de canção urbana e se tornando popular como dança de salão. Outra dança muito antiga é o cateretê, de origem indígena e influenciada mais tarde pelos escravos africanos.
[editar]A Modinha
Entre os séculos XVIII e XIX a modinha assumiu um lugar de destaque. Deorigem possivelmente portuguesa a partir de elementos da ópera italiana, foi citada pela primeira vez na literatura porNicolau Tolentino de Almeida em 1779, embora seja ainda mais antiga.[13] Domingos Caldas Barbosa foi um de seus primeiros grandes expoentes, publicando uma série que foi extremamente popular na época. A modinha é em linhas gerais uma canção de caráter sentimental de feiçãobastante simplificada, muitas vezes de estrutura estrófica e acompanhamento reduzido a uma simples viola ou guitarra, sendo de apelo direto às pessoas comuns. Mesmo assim era uma presença constante nos saraus dos aristocratas, e podia ser mais elaborada e acompanhada porflautas e outros instrumentos e ter textos de poetas importantes como Tomás Antônio Gonzaga, cujo Marília de Dirceu foi musicado umainfinidade de vezes. A modinha era tão apreciada que também músicos da corte criaram algumas peças no gênero, como Marcos Portugal, autor de uma série com letras extraídas da Marília de Dirceu, e o Padre José Maurício, autor da célebreBeijo a mão que me condena.

Joaquim Calado, um dos criadores do choro.

Chiquinha Gonzaga aos dezoito anos, a primeira pianista de choro.
[editar]O Choro
Ver artigoprincipal: Choro
Durante o período colonial e o Primeiro Império também as valsas, polcas, schotischs e tangos de diversas origens estrangeiras encontraram no Brasil uma forma de expressão peculiar e que, junto com a herança da modinha, viriam a ser a origem do Choro, um gênero que recebeu este nome em virtude de seu caráter plangente. Surgiu em torno de 1880 e logo adquiriu uma feição própria, ondeo improviso tinha um papel principal e estabilizando-se na formação para uma flauta, um cavaquinho e um violão, e mais tarde ampliando seu instrumental. Seus maiores representantes foram Joaquim Antônio da Silva Calado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.
[editar]Primeira metade do século XX
Ver artigo principal: Teatro de Revista
Ver artigo principal: SambaCarmen Miranda.

Tom Jobim.
Derivado da umbigada, um ritmo africano, o samba já era registrado desde 1838, e recebeu influências da modinha, do maxixe e dolundu, e no século XIX a palavra designava uma variedade de danças de origem negra. No início do século XX, era um tipo de música identificada as pessoas dos estratos mais humildes. Mas em 1917, ele sairia das rodas de improvisações e criaçõesconjuntas dos morros cariocas e seria alçado a condição de representante da música popular brasileira.
Inspirado no modelo das operetas, teve seu início no Brasil em meados do século XIX com a apresentação em 1859 da peça As Surpresas do Sr. José da Piedade, de Justiniano de Figueiredo Novaes. O gênero caiu no agrado das massas e se caracterizava por ser uma crítica satírica aos costumes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musica antiga
  • música brasileira
  • Musica brasileira e Musica ocidental
  • Musica brasileira
  • A musica Brasileira
  • Música brasileira
  • Música brasileira
  • Música na Grécia Antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!