Música - teoria

Páginas: 22 (5283 palavras) Publicado: 4 de abril de 2013
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

ÁREA CIENTÍFICA DE ARTE E EXPRESSÕES CRIATIVAS

Módulo de Música 2005/2006

NOÇÕES BÁSICAS DE MÚSICA
Selecção e adaptação de materiais Maria Cristina Aguiar mcaguiar@esev.ipv.pt

ORIGENS DA MÚSICA A Música, como todas as artes, simboliza a necessidade que o homem tem de se exprimir. Existe desde o início da história epor certo continuará até ao fim dos tempos. A Música nasceu com o próprio mundo, desenvolveu-se a partir dos ritmos e vibrações do nosso planeta - dos sons do vento, da água, do fogo, das trovoadas, dos pássaros, etc. O homem escutou, imitou e aprendeu a criar os seus próprios sons, tornando familiar o mundo dos Sons. Reparou que os animais se movimentavam, andavam, corriam, saltavam... Descobriue organizou os seus movimentos e gestos e foi assim que o mundo do Ritmo lhe foi sendo familiar. O Som é qualquer coisa que não se vê, que não tem cheiro, em que não se pode mexer e que apenas se ouve. Se atirarmos uma pedra para um lago, podemos ver pequenas ondas circulares que a sua queda provoca. O som propaga-se no ar através de ondas semelhantes às provocadas pela pedra ao cair na água.Essas ondas atingem o nosso ouvido e fazem vibrar a membrana do tímpano que por sua vez transmite as vibrações ao cérebro, o que nos permite identificar os sons e reagir a eles. O homem foi desenvolvendo o seu sentido musical e, gradualmente aperfeiçoou a escrita da música: a duração exacta das figuras rítmicas, a métrica dos compassos, as escalas, o uso de claves… Podemos considerar três elementosfundamentais como elementos básicos e constitutivos da música: Ritmo - define a duração dos sons e a sua acentuação; é a forma pela qual as diferentes durações dos sons e dos silêncios se distribuem no tempo1. Melodia – (ou linha melódica) é uma sucessão de sons de diferentes alturas, cuja disposição revela a criação musical. As notas são consideradas no sentido horizontal. Harmonia – é um conjuntode notas que se agregam à melodia para a embelezar e estão dispostas no sentido vertical, isto é soam simultaneamente.

AS FIGURAS MUSICAIS Na escrita musical houve necessidade de criar símbolos que significassem os sons curtos e os sons longos. As durações das notas e das pausas são representadas pelos valores rítmicos ou figuras musicais, as quais se dividem em dois grupos: figuras brancas efiguras pretas.

→ Figuras brancas - Representam os sons mais longos. → Figuras pretas - Representam os sons mais curtos.

SILÊNCIO A música não é só composta por sons. Ela é também formada pela ausência dos sons, isto é, por silêncios, os quais podem ter também uma duração mais longa ou mais curta. Os silêncios têm igualmente figuras que os representam, chamadas pausas.

1

Podemos criarcombinações rítmicas variadas, simples ou de extrema complexidade.

1

Semibreve

Mínima

Semínima

Colcheia

Semicolcheia

Fusa

Semifusa

Pausa de Semibreve

Pausa de Mínima

Pausa de Semínima

Pausa de Colcheia

Pausa de Semicolcheia

Pausa de Fusa

Pausa de Semifusa

RELAÇÕES DE VALOR ENTRE AS FIGURAS Para compreendermos as relações de valor entre as figuras,vamos imaginar que estes rectângulos correspondem a durações em minutos e segundos.

Analise a divisão proporcional destes valores: se o rectângulo maior valer 1 minuto, isto significa que a semibreve que está dentro dele soará durante 1 minuto. Portanto, a mínima, que vale metade da semibreve, irá durar 30 segundos. Continuando a relação de metade-dobro: cada semínima deverá soar 15 segundos;cada colcheia 7 segundos e meio; cada semicolcheia 3,75 segundos. Com estas figuras (valores), e as relações estabelecidas entre elas, escrevemos o ritmo de qualquer música.

2

PULSAÇÃO Quando falamos de pulsação, associamos imediatamente este termo ao bater regular do nosso coração, ou seja, ao seu ritmo. A nossa pulsação não é sempre a mesma mas mantém uma regularidade. De facto, quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria musica
  • Teoria musica
  • Teoria da musica
  • Teoria da Música Aplicada
  • Apostila de teoria musica
  • Teoria básica
  • Análise música capitão gancho
  • Música pela música

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!