Música popular e a língua portuguesa em sala de aula – em busca de uma gramática reflexiva

Páginas: 7 (1738 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013




PROJETO DE AULAS

1. TEMA
Música popular e a língua portuguesa em sala de aula – em busca de uma gramática reflexiva

2. Justificativa

O projeto a ser desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental, desperta neles o prazer do ato de aprender e aprofundar o conhecimento de gramática em sala de aula. A partir da motivação obtida por meio de músicas selecionadas, propõelevá-los a melhorar seu desempenho na forma escrita da língua e também, positivamente, em seus hábitos de leitura. Esse assunto torna-se relevante, uma vez que a dificuldade enfrentada pelos alunos com relação à escrita é uma realidade cotidiana na sala de aula e a utilização de músicas que eles reconhecem no seu cotidiano torna-se importante, para que possa extrair dessas letras uma leiturainterpretativa que estivesse mais inserida nesse contexto.

2.1. Fundamentação teórica

Em conformidade com o que se trata nesse projeto e citada, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) já ilustram logo nas páginas de apresentação, a importância de se levar em conta a aquisição de um trabalho que vise o comprometimento para com os modos reflexivos:

O domínio da língua, oral e escrita, éfundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável detodos. (PCN - LP, pg. 15)

Ainda segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos do ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de:

(...) utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, atendendo a diferentesintenções e situações de comunicação. (PCN - LP, 1998: pg. 7-8)

O ponto primordial que suscita maior importância é estabelecer esse diálogo, para que se firme o comprometimento das práticas de leitura em sala de aula. Cabe ao professor não só firmar os postulados gramaticas, e sim, dar voz ao corpo discente, de modo que percebam a importância da interação pela linguagem, que os PCN’s utilizam:

(...)os conteúdos de Língua Portuguesa apresentam estreita relação com os usos efetivos da linguagem socialmente construídos nas múltiplas práticas discursivas. Isso significa que também são conteúdos da área os modos como, por meio da palavra, a sociedade vem construindo suas representações a respeito do mundo. Não há como separar o plano do conteúdo, do plano da expressão. (idem, p.40)

Os modelostomados pela maioria dos professores de ensino fundamental visam somente às regras gramaticais e ao reducionismo do livro didático, que, por si só, nos mostra o quão difícil é trabalhar todos os pontos exigidos pelos PCN’s. No entanto, é de garantia desse projeto, mostrar que é possível planejar aulas em que estejam interseccionadas os pontos de vista do texto vinculados a uma gramática reflexiva.3. Objetivo geral

Discutir ortografia e significação das palavras a partir das letras de música e refletir/debater se essas leituras ajudam no reconhecimento da estrutura formal (ortografia, coesão, coerência, etc) dos textos que os alunos vão produzir nas aulas de português e se ela é capaz de fomentar nos alunos o prazer pelo ato de escrever.

3.1. Objetivos específicos

a)Desenvolver a capacidade crítica a partir da leitura e discussão da letra de música e competências interpretativas de reconhecimento dos temas passados nas letras de música.

b) Trabalhar com os conectivos subordinativos e perceber as diversas relações de sentido que esses conectivos podem assumir, dependendo do contexto em que são aplicados.

c) Capacitar o aluno a entender a importância dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A música nas aulas de Língua Portuguesa
  • ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA
  • Humor na sala de aula de língua portuguesa
  • Como o professor trabalha a língua portuguesa em sala de aula?
  • Música
  • Gramática Normativa da Língua Portuguesa
  • Estudos de gramática da Língua Portuguesa
  • gramatica aplicada da lingua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!