Música na educação de jovens e adultos: mais que um recurso pedagógico

Páginas: 5 (1151 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MAIS QUE UM RECURSO PEDAGÓGICO

Grupo Temático: Práticas Escolares e não escolares e Organizações alternativas
Autor: Daniel Ribeiro
Instituição: Universidade Federal de São Carlos

“Sonhamos com uma escola que, sendo séria, jamais vive sisuda. A seriedade não precisa de ser pesada. Quanto mais leve é a seriedade, maiseficaz e convincente é ela. Sonhamos com uma escola que, porque séria, se dedique ao ensino de forma competente, mas, dedicada, séria e competentemente ao ensino, seja uma escola geradora de alegria.O que há de sério, até de penoso, de trabalhoso, nos processos de ensinar e aprender, de conhecer, não transforma este quefazer em algo triste. Pelo contrário, a alegria de ensinar e aprender deveacompanhar professores e alunos em suas buscas constantes. Precisamos é remover os obstáculos que dificultam que a alegria tome conta de nós e não aceitar que ensinar e aprender são práticas necessariamente enfadonhas e tristes. É por isso que ... eu falava de que o reparo das escolas, urgentemente feito, já será um pouco mudar a cara da escola do ponto de vista também de sua alma”(Paulo Freire).

A escola sonhada por Paulo Freire possui algumas características que merecem destaque: leveza, alegria, seriedade e competência, sendo que a seriedade e a competência não excluem a leveza e a alegria; portanto a escola, para ele, não precisa ser triste nem pesada.
Ao estudar História da Educação é possível perceber que as práticas pedagógicas no decorrer do tempo, e ainda hojeem sua maioria, opõem-se ao que sonhava Paulo Freire.
Os jovens e adultos, enquanto alunos e enquanto pessoas, já possuem uma história de exclusão social, cultural e auto-exclusão. Assim, a responsabilidade de vencer a barreira social através do aprendizado da leitura e da escrita da língua materna, além de outros aspectos da cultura e do conhecimento produzido socialmente, torna-se muito maiorpara a escola e, principalmente, para os professores e as professoras do supletivo, que terão a tarefa de ensinar e aprender em conjunto com os seus alunos jovens e adultos.
Portanto, faz-se ainda mais necessárias e fundamentais na prática pedagógica desse professor a seriedade e a competência e, desse modo, duas possibilidades são colocadas: ou uma escola ainda mais triste e pesada por causa dacondição de exclusão ou uma prática que, com leveza e alegria, possua toda a seriedade e competência necessárias, conforme o sonho de Paulo Freire.
Essa prática leve e alegre pode ser obtida de diversas maneiras, de acordo com a criatividade e o conhecimento do professor. A minha proposta nesse relato é obtê-la utilizando a música como um meio para desenvolver essa prática e tem também comoobjetivo ensinar música para os alunos e as alunas, considerando que toda proposta em educação de jovens e adultos deve contribuir para o aprendizado e o aprimoramento da leitura e da escrita, pois o analfabetismo é o principal fator de exclusão deles.
Em estudos realizados anteriormente, pude observar que a educação por meio da música aprimora a criatividade, a sensibilidade e a inteligência,criando oportunidades de expressão do aluno. Além disso, as atividades musicais têm o intuito de criar laços entre as pessoas baseando-se na atividade em grupo.
Ao começar o estágio em Educação de Jovens e Adultos nesse semestre observei que há entre os alunos uma tendência individualista, ou seja, há uma tendência maior ao atendimento individual que ao coletivo, o que dificulta muito o trabalhoda professora da sala em questão e também o meu, enquanto estagiária.
Num dia de estágio, a professora me pediu que pensasse em alguma atividade para ajudá-la. Pensei na minha experiência com música e no conhecimento que tenho sobre musicalização e ensino de arte, aprendido em textos, em uma disciplina, do currículo obrigatório do curso de pedagogia, que trata do ensino de Educação Artística e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • USO DA INTERNET COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
  • Projeto pedagogico
  • Eja educaçao de jovens e adultos
  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!