Música de mercado

Páginas: 21 (5107 palavras) Publicado: 19 de junho de 2011
Música e mercado: a força das classificações

Música e mercado: a força das classificações
Felipe Trotta*

A música popular é um dos principais produtos da cultura de massas mediatizada. Ouvir música é um ato simbólico de identificação com as representações de estilos de vida, visões de mundo e valores sociais presentes nas canções. A maior parte das músicas que ouvimos são disponibilizadaspara consumo através de um mercado musical que ao mesmo tempo promove sua circulação e organiza as ofertas de produtos musicais através de um sistema classificatório. A divisão do universo musical em gêneros organiza o consumo deste produto e estabelece hierarquias, fornecendo chaves para seu uso, interpretação e para a circulação de sentidos pela sociedade.
música popular - classificação - consumoPopular music is one of the most important products of midiated mass culture. Listening music is a symbolic act of identification with the representations of life styles, world views and social values within the songs. Most of the music we listen are available to consumption through a musical market that at same time promotes its circulation and organizes the offers of musical products. Themusical universe is divided in genres that organizes its consumption and fixes hierarquies, giving keys for its use, interpretations and for the sense circulations through society.
popular music - classification. – consumption

* Doutor em Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (felipetrotta@superig.com.br)

Contemporanea, Vol. 3 • no 2 • p 181 - 196 • Julho/Dezembro 2005

181 Felipe Trotta

Comunicação e música popular
A circulação de bens simbólicos pela sociedade ocorre principalmente através de empresas que produzem, divulgam e comercializam esses bens em larga escala. Esse conjunto heterogêneo – a chamada “indústria cultural” – se tornou um objeto de estudo privilegiado no campo da Comunicação no decorrer do século passado. Parte significativa da produção acadêmicada área gira em torno das “indústrias da mídia”, de seus produtos (filmes, novelas, programas de rádio, peças publicitárias, histórias em quadrinhos, etc.) e meios de difusão (televisão, cinema, rádio e jornal). Dentre estes, há um notório destaque para os produtos e meios audiovisuais que, com a popularização do cinema e posteriormente da televisão, tornaram-se o foco principal da circulação desentidos e símbolos daquilo que se convencionou chamar de “cultura de massa”. No entanto, o fascínio de estudiosos pelo audiovisual tem relegado a um plano secundário um outro produto extremamente significativo para a consolidação do imaginário da indústria cultural: a canção popular. Já no final da década de 60, Edgar Morin alertava para o pouco conhecimento que se tinha do principal produto daindústria fonográfica (Morin, 1973). De lá pra cá, diversas áreas do conhecimento têm se debruçado sobre este objeto em seus mais variados enfoques, com destaque para a Antropologia, a Sociologia, a Etnomusicologia e, evidentemente, a Musicologia. É verdade que o campo da Comunicação tem abordado o tema, mas este permanece como um caso à parte e raramente os estudos sobre música popular ocupam o corpusteórico mais amplo das reflexões sobre a “indústria cultural” ou sobre “comunicação e cultura de massa”. Confesso que, novato na área e oriundo da Musicologia, desconheço as razões deste distanciamento entre música popular e Comunicação. Principalmente porque observo que as relações entre práticas, usos e representações musicais com o complexo da indústria cultural formam um enorme campo poucoexplorado e de grande importância para uma maior compreensão da circulação de idéias, valores, sentimentos e pensamentos pela sociedade.

182 Contemporanea • Revista de Comunicação e Cultura

Journal of Communication and Culture

Música e mercado: a força das classificações

A prática musical é uma atividade cultural que ocorre em todas as sociedades. Segundo o etnomusicólogo John Blacking,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mercado da música digital
  • Música pela música
  • Músicas
  • Musica
  • Música
  • musicas
  • Música
  • A musica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!