Músculos

Páginas: 7 (1693 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013
Músculos
Músculos dos membros inferiores:
● Músculos da parede abdominal (abdominais):
Músculo reto abdominal – É um músculo longo, liso, que se estende verticalmente entre o púbis e as costelas. O sulco no meio do músculo é chamado de “linha Alba”, ou linha branca, ela divide o músculo reto abdominal no meio e com três sulcos horizontais formam o famoso “tanquinho”. A principal função é aflexão do tronco, mas também é importante na respiração.
Músculo oblíquo externo – Localiza-se na região anterior e lateral do abdômen. Ele tem origem nas sete últimas costelas, suas fibras são em diagonal para baixo, começando dentro das costelas e indo até a pelve, formando a letra V. Os músculos oblíquos externos nos permitem flexionar a coluna, fazer a rotação do tronco e a compressão lateral doabdômen, além de proteger as vísceras abdominais e aumentar a pressão intra-abdominal.
Músculo oblíquo interno – O músculo oblíquo interno fica abaixo do músculo oblíquo externo e basicamente se localiza na mesma região, de modo que suas fibras se cruzam. É menor e mais fino que o músculo oblíquo externo. Função: flexão homolateral e rotação homolateral do tronco.
Músculo transverso abdominal –A camada mais profunda da musculatura abdominal é chamada de “transverso abdominal”. O músculo transverso abdominal envolve o tronco da frente para trás e desde as costelas até a pélvis. As fibras do músculo transverso do abdômen trabalham na horizontal como se fosse um cinturão natural. Ele é responsável pela sustentação dos órgãos internos e pela movimentação do diafragma durante a respiração,não atuando na flexão da coluna.
Músculo piramidal – É um músculo pequeno, plano e tem forma triangular. Está situado no interior da bainha do reto do abdome, na região inferior do abdome próximo ao púbis. Sua função é o tracionamento da linha Alba (região entre dois retos abdominais), por isso é um músculo de pouca importância.
● Quadríceps:
Músculo reto femoral – É o maior em comprimento.Está situado no meio da coxa e é um músculo bipeniforme. Ação: Extensão da perna e flexão da coxa. Flexiona a articulação do quadril.
Músculo vasto lateral – É o maior músculo do quadríceps. Recobre quase que toda a face Antero-lateral da coxa. Está recoberto pelo músculo tensor da fáscia lata em sal região proximal. Função: flexão do quadril e extensão do joelho.
Músculo vasto medial - É uma laminamuscular plana e grossa que está situada na face medial da coxa, se confunde com o músculo vasto intermédio na sua porção anterior. Funções principais: estabilização medial da patela, extensão da perna e flexão da coxa.
Músculo vasto intermédio – Está recoberto pelo músculo reto femoral. É um músculo que forma a parte mais profunda do músculo quadríceps. Função: auxilia na extensão da perna
●Tríceps Sural (posterior da coxa):
Músculo Sóleo – Também conhecido como solear, esse músculo tem a função de sustentar o corpo e movimentar o pé.
Músculo Gastrocnêmio – Localiza-se na região posterior da perna abaixo dos joelhos e recobre outro músculo (o Sóleo). Esse músculo age como flexor dos joelhos quando a perna não estiver suportando o peso.
Os dois possuem a mesma ação: extensão do pésobre a perna, denominada flexão plantar do tornozelo.
● Glúteos: são músculos que se localizam logo acima da coxa e abaixo da cintura.
Grande Glúteo – Tem sua inserção proximal no ílio, sacro e no cóccix, e sua inserção distal localiza-se na linha áspera ou crista do grande glúteo do fêmur e na fáscia lata. Sua função é extensão, abdução e rotação externa da coxa.
Médio Glúteo – Tem suainserção proximal no ílio e a inserção distal no grande trocanter do fêmur. A sua função é a abdução e rotação interna da coxa.
Pequeno Glúteo – Tem sua inserção proximal e distal no ílio e no grande trocante do fêmur sendo a sua função igual á de médio glúteo.
● Músculo Tibial anterior:
É um músculo da perna que se origina na superfície lateral da tíbia e se insere no cuneiforme medial e na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musculos
  • Os Musculos
  • musculos
  • Musculos
  • Musculos
  • Músculos
  • músculos
  • musculos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!