músculos posteriores da coxa

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014


FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS
BIOMEDICINA



ANATOMIA HUMANA
MÚSCULOS: Bíceps femural, semitendinoso e semimembranoso.




Docente :Mônica Rêgo




Outubro-2014
São Luís


Discentes:
CONRADO SILVA
RUBENILDE SANTOS
FRANCINETE RODRIGUES
ELIZANGELA PORTELA
PATRÍCIA MOREIRA
FRANCIELMA
MARTA CONCEIÇÃO
BRENO FERNADES
RAYSSA FERNANDESTrabalho sobre Músculo (bíceps femural, semitendinoso, semimembranoso)

Trabalho elaborado como requisito
de obtenção de nota na disciplina de
Anatomia Humana do curso de Biomedicina
da Faculdade Estácio,orientado pelo(a)
professor(a) Mônica Rêgo.
São Luís-Ma
Outubro2014

Introdução
Este trabalho foi desenvolvido por alunosdo curso de Biomedicina, na disciplina de Anatomia Humana, nele, contém a classificação dos musculos posteriores estudados em sala e pesquisados na biblioteca desta instituição de ensino superior privado, Faculdade Estácio de Sá. Tendo como base os tópicos principais dos livros, o atlas Sobota e outros livros, bem como os das disciplinas desta área de estudo. O presente trabalho parte da premissade que os músculos são aspectos fundamentais para a sustentação e locomoção do organismo. Por conta disso, procuramos chamar a atenção para as importâncias e funções dos músculos explanados neste seguinte trabalho. Os músculos são elementos ativos do movimento, pois movem os ossos do esqueleto em suas articulações, já as articulações são conexões entre os ossos ou cartilagens que permitem amobilidade e o contato entre os ossos. Sabendo de algumas funções destes elementos, abordaremos mais a fundo algumas classificações importantes dos músculos quanto à forma, à origem, à inserção e à ação. E também das classificações importantes das articulações quanto à função, morfologia e seus tipos.
















Músculos
São estruturas individualizadas que cruzam com uma ou maisarticulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas, denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.
O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grandequantidade de sangue nas fibras musculares. Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.
Funções:
Produção dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr.
Estabilização das posições corporais: As contrações dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
Movimento desubstâncias dentro do corpo: as contrações dos músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linha e o retorno do sangue para o coração.
Produção de calor: quando o tecido muscular contrai ele produz calor e grande parte desse calorliberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
Classificação dos músculos: (Bíceps femural, semitendinoso, semimembranoso)
Músculos longos: são encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações. Ex: Bíceps femural.
Classificação quanto à origem:
Quando o músculo possui dois tendões de origem, é classificadocomo Bíceps. Já se o número de tendões são três, sua classificação é Tríceps e quando este número de origem passa a ser quatro tendões seu nome é Quadríceps.
Classificação quanto à inserção:
Quando o músculo possui dois tendões de inserção, chama-se de Bicaudado. Quando este número passa de três dar-se-á o nome de Policaudado.
Observação: Para classificar o músculo deve-se sempre levar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Músculos da coxa
  • Anatomia
  • Lesão muscular de grau um no músculo bíceps femoral da coxa direita
  • coxa
  • Coxa
  • Coxa
  • Análise descritiva da resistência muscular localizada (flexão de tronco) e a flexibilidade da parte inferior da região lombar e...
  • Musculos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!