Módulo

Páginas: 22 (5400 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2012
Mini-Curso Básico de Acordeon
 
    Guia de introdução para o estudo do Acordeon
Introdução:
Olá galera
Estamos de volta com o Curso de Acordeom. Para administrar esse mini-curso convidamos uma experiente profissional dessa área. Nada mais nada menos do que Fáthima Rodrigues que já atuou em algumas produções musicais para teatro.
Vamos recomeçar de onde paramos e esperamos que todosvocês possam ter paciência com as atualizações deste mini-curso visto que o Acordeon é um instrumento bastante dificil pra se aprender online e na Internet somos o único site a explorar esse assunto.
Aproveitando a ocasião, comunico a todos os meus alunos que estou lançando o  CD CORES, CANTOS E CONTOS DO BRASIL. Este CD traz para o público infantil a recriação de três histórias da nossa tradiçãooral - “A lenda da vitória-régia”, “A briga do macaco com a onça” e “Uma viagem ao céu”, além de uma história inédita :“O feitiço do Curupira”. Algumas partes do texto são musicadas, fazendo com que as nove músicas do CD sejam parte integrante das histórias.
Este é o primeiro CD do projeto CONTO EN-CANTO, de minha autoria, que consiste na gravação de CDs infantis com histórias musicadas, tendocomo linha bem definida buscar os valores de raiz de nossa cultura popular.
Caso se interessem pela aquisição do produto, clique na figura abaixo para saber mais:
[pic]

Fathima Rodrigues
Administradora do Curso
Capítulo 1: História do Acordeom
Sanfona Brasileira
A sanfona brasileira é "parente" da concertina inglesa. Denominada acordeon, foi patenteada em Viena, em 1829, mas só adquiriuteclado 20 anos depois. Chegou ao Brasil, onde o fole de oito baixos do Nordeste já fazia história, com as imigrações italianas e alemãs e, aos poucos, foi conquistando povo e elite. Segundo o pesquisador Mário de Aratanha, a elite musical só aceitou o acordeon a partir de artistas refinados como Chiquinho do Acordeon e Orlando Silveira que, a partir do choro, espraiou o instrumento em arranjos queabrangeram vários estilos.

Empenhado em um trabalho que une a sanfona aos instrumentos sinfônicos, Sivuca bate forte no preconceito: "Eu toco um instrumento bastardo. Ainda era garoto quando Villa-Lobos foi ao Recife em busca de talentos. Peguei minha sanfona e fui para lá. Quando cheguei, um menino trompetista me disse que ele não me receberia. Fui embora e perdi a chance de conhecê-lo. Setivesse tocado, com certeza teria conseguido a bolsa de estudos", relembra.
O acordeom foi desenvolvido por volta de 1829 em Viena (Áustria) Cirilus Demian. Anteriormente houveram várias construções mais rudimentares até o seu aprimoramento. Sua construção foi baseada num instrumento de sopro chinês chamado Cheng, com o mesmo sistema de palhetas. No século XIX ganhou mundo depois de passar pelasregiões de Stradella e Ancona na Itália, onde surgiram importantes fábricas como Paolo Soprani e Scandalli. Logo foi difundido por toda a Europa. Os primeiros registros da presença do instrumento no Brasil são do tempo da guerra do Paraguai, por volta de 1864.
Mas ficou popular mais para o final do século XIX, trazido para o Brasil principalmente pelos imigrantes italianos. Foi um instrumento feitoprincipalmente para a dança. No campo, os acordeonistas animavam bailes de aldeia em aldeia por toda a Europa e também no Brasil, principalmente no sul e no interior. Apesar de sua origem folclórica, o acordeon é capaz de executar qualquer estilo de música, como também música erudita e música de câmara que era muito comum nos anos 50, no seu auge, porque era moda executá-lo mesmo na sociedade maisrefinada.
O acordeon caíra momentaneamente no esquecimento com a chegada do rock. No entanto nunca deixou de animar festas e bailes. Surpreendentemente o mesmo rock que o derrubou vai ajudá-lo na sua reabilitação, principalmente na França. Atualmente vemos o acordeon reconquistando seu tão merecido lugar.
O Acordeom
No lado direito do acordeon encontra-se o teclado possuindo três oitavas, e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modulo
  • Modulo
  • Modulos
  • Modulo A
  • Modulo
  • Módulo
  • modulo
  • Modulos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!