Mídias virtuais

Páginas: 8 (1893 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Fundação CECIERJ – Consórcio CEDERJ
UFRJ – Licenciatura em Química
Instrumentação para Química do Cotidiano I

Avaliação dos objetos virtuais de aprendizagem

Lilian Cabral de Freitas
Matrícula: 20092107047

1º Semestre / 2012
1. Introdução
Solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substancias, podendo ser classificadas quanto ao seu estado físico (sólidos, líquidos egasosas), quanto a condutividade elétrica (eletrolítica ou iônica e não-eletrolítica e molecular) e quanto a sua proporção de soluto/solvente (diluída, concentrada, não saturada, saturada e supersaturada). Com isso conseguimos englobar uma série de assuntos de nosso cotidiano envolvidos neste tema.
As mídias virtuais vem conquistando espaço frente a sociedade quando o assunto é educação. Existem algunssites muito bem feitos, onde o aluno é capaz de obter um excelente conteúdo sobre determinado tema e sem o auxílio do professor.
Um outro exemplo de mídia virtual seria as aulas particulares de química via Skype, que a Tecnóloga em Processos Químicos, Olivia Cypreste Pereira, começou a implantar em novembro do ano passado, quando os filhos das amigas de sua mãe estavam precisando de aulas dequímica para reforçar o pré-vestibular; porém estes moravam no interior de Goiás, impossibilitando as aulas presenciais. Quando uma destas mães sugeriu a utilização do Skype como meio de comunicação para as aulas.
Começou com um aluno que tinha aulas com ela todos os dias (10 horas semanais), este primeiro, nunca havia tido aulas de química em todo seu ensino médio, tendo então que ensinar toda a vastamatéria de química desde o primeiro ano do ensino médio até o final do terceiro ano. Montou seu próprio material baseando-se na bibliografia do Ricardo Feltre, tendo com esta, sua primeira experiência, um sucesso.
E assim, desde novembro do ano passado até fevereiro deste ano passaram por ela quatro alunos com histórias bem sucedidas e aprovadas tanto da parte dela quanto da parte dos alunos eseus responsáveis.
Uma vantagem deste método de aula via Skype é por ser uma ferramenta de comunicação para fins didáticos, com a economia de tempo, deslocamento e dinheiro de passagem para ambos. E a desvantagem citada por ela, foi a distância entre o aluno e a figura do professor, o que às vezes pode ser prejudicial, mas que com ela até o presente momento nunca aconteceu.

2. Análise dosobjetos virtuais

Ao pesquisar sobre o tema soluções nos links fornecidos pela plataforma, os do site do projeto Condigital da Puc-Rio (http://condigital.ccead.puc-rio.br) foram os mais interessantes e de maior clareza quanto ao assunto.
O primeiro e o segundo vídeo analisado por mim, foi na parte Aí tem Química, com o tema de solubilidade – parte 1 e parte 2.
Onde tanto na parte 1 quanto naparte 2, podemos falar que os vídeos apresentam uma boa qualidade gráfica, os sons, as figuras e escritas são demonstradas de forma clara e lógica. Linguagem acessível ao nível do aluno a que se destina. Explicam de forma simples e fácil para que o aluno consiga ter facilidade na aprendizagem sem intervenção do professor, sendo, portanto, preciso em suas definições. Estes vídeos tem uma excelentecontextualização, onde nos dão exemplos cotidianos, tais como a mistura do achocolatado no leite frio e quente. Outros exemplos que também são expostos na parte 1, é a importância da solubilidade no trabalho de um farmacêutico, que tratam os solutos como princípio ativo e os solvente como veículos, a partir dessa associação entre solutos e solventes são preparados os medicamentos.
Já na parte2, os exemplos do cotidiano, são expostos quando eles abordam a gasolina batizada, fazendo com que o aluno entenda que é um conceito fácil e rápido de ser entendido, explicando que é quando colocam-se várias coisas misturadas a gasolina formando a solução, o que não é perceptível a olho nu. Cita como é feito o soro caseiro. Exemplifica solução gás-líquido, tendo o refrigerante como principal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação
  • Ambientes virtuais e midias de comunicacao
  • Ambientes virtuais e midias de comunicação Tarefa 2
  • O uso da mídia social como ambiente virtual de aprendizagem
  • Uso de uma mídia social como ambiente virtual de aprendizagem
  • Mídias no ensino superior: a formação docente e a educação presencial e virtual
  • Era Virtual
  • virtual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!