Mídias sociais

Páginas: 9 (2168 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Mídias Sociais
Conceito e história das mídias sociais

Lucas S I
Aluno do curso de graduação em comunicação digital/ Universidade do Vale do Rio dos Sinos

RESUMO
A história das mídias sociais com o passar dos anos nos mostra que o avanço da comunicação entre as pessoas, evoluiu de uma forma, rápida e impactante, por meio de inúmeros meios tecnológicos. Novas ferramentas e sites derelacionamentos foram criados com a finalidade de promover uma comunicação e a interação entre usuários de uma forma ampla. As novas mídias foram transformadas em mídias sociais e os sites de relacionamentos foram denominados redes sociais.
Palavras-chave
interação – história – mídias sociais - redes sociais


Introdução

No início da década de 50, surgiam pessoas que tinham anecessidade de trocar informações, coletarem dados úteis à distância. A evolução da tecnologia permitiu que esses indivíduos que eram um pequeno número, se tornassem uma grande fatia da população com o passar do tempo. Nos anos 90, nasce a Internet. O conjunto de nós que ela constrói, conectam milhares de computadores, o acesso a informação e a troca de arquivos se tornam acessíveis a qualquerpessoa, proporcionando uma revolução midiática. Através da World Wide Web, pessoas passam a buscar relacionamentos com indivíduos de outros lugares do mundo.O crescimento dessas inovações vem impactando e transformando o modo como a Internet é usada. Podemos citar entre essas transformações, como as redes e mídias sociais se tornaram populares. Nos quais se destacam: Facebook, Twitter, Youtube.Torres (2009), explica que esses ferramentas reuniram “uma quantidade enorme de pessoas que passaram a produzir suas próprias informações e criar relações duradouras entre si. Essas pessoas criaram redes sociais na Internet, onde escrevem e leem, onde produzem e consomem informações e conteúdo, criando as chamadas mídias sociais”.
Mas entre essas redes o Facebook é uma mídia ou uma redesocial? Confundimos os conceitos, e acabamos respondendo que são a mesma coisa. Buscando um aprofundamento dos conceitos de cada uma, conseguimos chegar à conclusão que, ao mesmo tempo em que ele é usado como uma ferramenta para compartilhar e divulgar, de forma compartilhada (Mídia Social), ele também pode manter um relacionamento instantâneo com outras pessoas, interagir, etc.. Tornando-se, portanto,uma Rede Social. Isto faz o facebook ser um hibrido dentro deste conceito, onde é mídia e rede social ao mesmo tempo.
Este trabalho buscou analisar o conceito de mídias sociais nos dias de hoje, e qual relação que ele tem com redes sociais. Como foi a evolução das mídias a partir dos anos cinquenta.


1. Procedimentos metodológicos


Para elaboração deste artigo, fiz umarevisão teórica em blogs, sites, textos, livros e artigos científicos de autores que visam esclarecer os conceitos e a evolução das mídias sociais. Dividi a pesquisa em três momentos. No primeiro momento, busquei analisar as referencias dos autores citados no artigo, de modo a trazer informações de procedência confiável; No segundo momento através de uma pesquisa mais aprofundada, investiguei qualé o conceito de mídias sociais e redes sociais segundo os autores Telles (2010), Franco (2009), Recuero (2009) e Torres (2009). No terceiro momento realizei uma análise do texto de Borders (2009) com âmbito de construir através de informações de outros sites, como a Wikipédia, a história das mídias sociais.


3. Fundamentação teórica
3.1. Conceito de mídias SociaisFranco (2009), explica que twitter, facebook, linkedIn, não eram classificados como redes sociais e sim ferramentas midiáticas que permitiam aos usuários criarem suas próprias redes sociais, sejam para a troca de links, contatos profissionais ou para relacionamento com outras pessoas. Um conflito entre o que são mídias e redes sociais é criado a partir deste ponto e para compreendê-los, devemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Midias sociais
  • As mídias sociais
  • Midia Sociais
  • Mídias sociais
  • Midias sociais
  • Midia social
  • Midias sociais
  • midia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!