Mídias de massa

Páginas: 7 (1577 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
- As influências da mídia:

O Brasil é o país que, na média, assiste mais à televisão que qualquer outro país, exceto o Reino Unido. A meses o final de uma novela paralisou o país, em um fenômeno sem precedentes, que levou até a presidenta Dilma Rousseff a adiar o comício por conta do último capítulo.
A população brasileira é facilmente influenciada pela mídia, principalmente quando estárelacionada a novelas. Acaba uma novela e inicia outra e os modelos de comportamentos, beleza, moda e outros vão se alterando.
Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial. Somos, todos os dias, bombardeados por diversas mídias que, em comum, têm o objetivo de nos vender alguma coisa: uma ideia, um produto, um sonho, etc. Podemosafirmar que a vida e a interação humana são mediadas e controladas pelos meios de comunicação. Como negar a influência da TV, presente na quase totalidade dos domicílios brasileiros, sobre as formações das identidades sociais?
A mídia influencia as pessoas no modo de agir, de pensar e até no modo de se vestir. Ela cria as demandas, orienta os costumes e hábitos da sociedade, além de definirestilos, bordões e discussões sociais. A mídia dita as regras, as tendências, os padrões de beleza, os ídolos a serem adorados e seguidos.
Segundo Marilena Chauí : “A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente”.Contudo, além de não podermos subestimar o poder da influência da mídia na vida das pessoas, também não podemos ignorar a importância desta caso seja utilizada de forma mais ética e consciente. O poder que os veículos de comunicação têm para mobilizar as pessoas é muito grande e pode ser usado para algo positivo ou negativo.
Campanhas de doação de sangue, de vacinação, de incentivo àreciclagem, para economizar água, pela paz, para ajudar pessoas, e muitas outras, quando divulgadas e incentivadas pela mídia ganham grande proporções.
Partindo do fundamento de que a mente humana está intimamente relacionada com os nossos comportamentos, desde os tempos primórdios diversas instituições detentoras do poder tiveram a mente como alvo de investimento do poder disciplinar, almejaram suacompreensão como forma de se manusear o homem. Nesse processo de manipulação pode ser evidenciada, principalmente nos dias atuais, a mídia. Ela surge como um novo fenômeno que invade a todos, que arquiteta, numa sociedade midiada, uma cultura midiática. A cultura da mídia vigente na sociedade se aspira dominante, estabelecendo formas e normas sociais, fazendo um grande número de pessoas enxergaro mundo por suas lentes, seus vieses. Utilizada como instrumento de manipulação a serviço de interesses particulares, reordena percepções, faz brotar novos modos de subjetividade, o que trás vantagens e/ou desvantagens, tanto no aspecto individual como no aspecto social. A mídia, com todas as suas ferramentas, hoje detêm o poder de fazer crer e ver, gerando mudanças de atitudes e comportamentos,substituindo valores, modificando e influenciando contextos sociais, grupos, constituindo os arquétipos do imaginário, criando novos sentidos simbólicos como árbitros de valores e verdades.
A mídia é chamada e considerada o Quarto Poder, ou seja, o quarto maior segmento econômico do mundo, sendo a maior fonte de informação e entretenimento que a população possui. O poder de manipulação da mídiapode atuar como uma espécie de controle social, que contribui para o processo de massificação da sociedade, resultando num contingente de pessoas que caminham sem opinião própria. Subliminarmente, através da televisão, das novelas, jornais e internet, é transmitido um discurso ideológico, criando modelos a serem seguidos e homogeneizando estilos de vida. A mídia é uma arma poderosa vertical e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Midia e Comunicação em Massa
  • Evolução midias de massa
  • A MÍDIA E AS COMUNICAÇÕES DE MASSA
  • A mídia das massas e a problemática da alienação
  • Youtube e a midia de massa
  • A midia e os meios de comunicação de massa
  • A mídia e as comunicações de massa
  • A midia e as comunicações em massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!