Mídia

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013










OS EFEITOS DA MÍDIA NA SOCIEDADE









Isabella Vaz, nº 12
Letícia Pralon, nº 16
Mariana Araújo, nº 19
2MB

São Paulo
2013
SUMÁRIO

SUMÁRIO......................................................................................................p. 02
DESENVOLVIMENTO...................................................................................p. 03CONCLUSÃO................................................................................................p. 09
BIBLIOGRAFIA..............................................................................................p. 10
RELATÓRIO..................................................................................................p. 11

Os efeitos da mídia na sociedade

Em Outubro de2009, a renomada grife Ralph Lauren cometeu um pequeno deslize. Quando a mesma quis passar a imagem da mulher perfeita sendo extremamente magra, a modelo francesa Filippa Hamilton teve seu corpo digitalmente alterado ao ponto ridículo. Os editores erraram a mão na hora de afinar sua cintura, e o resultado foi assustador:

A modelo Filippa Hamilton, com seu quadril deformado devido a ediçãoexagerada.
Foto: http://www.examiner.com/images/blog/EXID8310/images/filippahamilton_lauren.jpg
Esta falha na edição gerou grande polêmica na mídia, principalmente na internet. Entre muitos comentários, o mais notável com certeza foi: “Cara, a cabeça dela é maior que o quadril!”.
Além de lidar com a humilhação do escândalo, a modelo foi despedida. Em nota oficial, a Ralph Lauren alegou queHamilton “não cumpria mais as exigências de seu contrato”. No entanto, Filippa afirmou para o New York Daily News que a causa da demissão foi o pretexto de ela estar “acima do peso”.
A repercussão do caso foi tão grande que causou uma mudança na legislação publicitária, que agora exige a inserção de uma nota em imagens que tenham sido digitalmente modificadas.
O uso do programa de ediçãode imagens Photoshop vem crescendo exponencialmente, ao ponto de até fast-foods serem retocados a fim de parecerem mais atraentes. No entanto, quando o uso do Photoshop passa de um simples retoque em um alimento a mudar completamente a fisionomia de um indivíduo a fim de criar o ilusório corpo perfeito, é criado um efeito psicológico negativo na mente da população.
Antigamente, a mídia eraexplícita em relação ao padrão de beleza da época, como vemos nesta imagem da Revista Feminina de 1918:

Revista Feminina impondo a necessidade da mulher de ter seios grandes
Foto: http://174.136.12.121/~revistag/wp-content/uploads/2013/05/01.jpg
Atualmente, este padrão de beleza é mais implícito, e potencialmente mais perigoso. Se você mostrar o anúncio de 1918 para uma mulher atual, eladirá que é um completo absurdo. Contudo, se mostrar uma imagem de uma modelo com o “corpo perfeito” e dizer “esta mulher é linda”, ela vai começar a se questionar sobre sua própria beleza. “Eu não tenho este corpo. Eu sou linda?”. Então, a mensagem atinge o subconsciente da mulher, e já não é mais a mídia impondo o padrão na sociedade, mas sim a própria mulher acreditando que não está nopadrão de beleza.
Até um simples brinquedo pode mudar drasticamente a percepção de uma pessoa sobre a própria beleza. Estamos vivendo uma onda de mulheres-bonecas, e até mesmo homens-bonecos. A imagem da perfeição colocada pela boneca Barbie, de uma mulher branca, loira, de olhos claros e magérrima, inspirou dezenas de pessoas a buscarem esta imagem através de incontáveis cirurgias plásticas,ganhando apelidos como “Barbie humana” e “Ken humano“.
Alguns nomes: Valeria Lukyanova, Justin Jedlica, Olga Oleynik, Dakota Rose, Anastasiya Shpagina.

Valeria Lukyanova, modelo ucraniana, a “Barbie humana” com sua modelo inspiradora.
Foto: http://img.thesun.co.uk/aidemitlum/archive/01663/valeria_lukyanova_1663031a.jpg


Antes e depois de Justin Jedlica, o “Ken humano”.
Foto:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Midia
  • Mídia
  • Midias
  • Midia
  • Mass mídia
  • midia
  • Mídia
  • Midia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!