Mídia e mediações sociais

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
Mídia e mediações sociais

A imprensa como um meio de divulgação dos fatos políticos se desenvolveu, principalmente, a partir da era da modernidade industrial. A Revolução Industrial destruiu o antigo modo de produção manufatureiro, em que os artífices dominavam todo o ciclo de produção de um determinado bem e modificou as relações sociais de produção.
Nesse processo, a imprensa foi sofrendoimportantes transformações e se envolvendo com a missão de esclarecer os cidadãos sobre as questões políticas, econômicas e sociais que ficavam cada vez mais distantes da maioria da população. A imprensa buscou atender às necessidades das classes médias e dos empresários sobre informações da esfera política e de seus negócios.
Ao longo do século XX, a imprensa foi ganhando importância para adivulgação de informações gerais sobre a sociedade e se tornando um porta-voz da ideologia política de setores dominantes da sociedade. Essa forma de divulgação ideológica procura legitimar e transportar para a sociedade como um todo, as preocupações específicas de setores dominantes da sociedade.
O contexto da industrialização, do pós guerra traz o início do acúmulo de capitais e explica o fenômenodo consumo e o consequente crescimento do mercado. Essas transformações econômicas fazem com que as matérias primas tradicionais sejam trocadas por conhecimento e informação.
A evolução do capitalismo e o desenvolvimento tecnológico são consequências dos aparelhos de poder. Conforme afirma Foucault, na obra Microfísica do poder, os poderes funcionam como uma maquinaria, estabelecendo relações deforça. Nesse sentido, os meios de comunicação são mecanismos da economia e do comandados por interesses político econômicos.
Para Foucault, a instauração da sociedade moderna supôs uma transformação na consagração de novos instrumentos pelos quais pode-se canalizar o poder. O poder não tem uma única fonte nem uma única manifestação. Foucault mostra a relação de poder e saber nas sociedadesmodernas com objetivo de produzir “verdades” cujo interesse essencial é a dominação do homem através de práticas políticas e econômicas de uma sociedade capitalista.
Douglas Kellner, no livro “A cultura da mídia”, localiza a formação de uma cultura da mídia no período do pós guerra. Embora as novas formas de indústria cultural, descritas por Adorno e Horkheimer nos anos 1940, já tivesse começado acolonizar o lazer e a ocupar o centro do sistema de comunicação e cultura, somente no pós guerra a mídia se transforma em força dominante na cultura, na política e na vida social. A partir desse momento, a mídia passa a assumir um papel tão ou mais central quanto instituições como escola e família na transmissão de determinados valores e na manutenção da ordem social.
Adorno e Horkheimer criaram, naAlemanha, o conceito de Indústria Cultural para fazer uma crítica à manipulação ideológica e à mercantilização cultural provocadas pelos meios de comunicação de massa. O conceito de indústria cultural é o que mais bem expressa a contribuição deixada pela teoria crítica elaborada pelos fundadores da Escola de Frankfurt. A conexão entre os planos cultural e econômico das sociedades capitalistaslançou bases cruciais para o pensamento crítico de origem marxista e possibilitou que muitas correntes teóricas incluíssem os meios de comunicação de massa como objetos de estudo para pensar as estruturas de poder.
A forma dominante de cultura na era moderna é a cultura da mídia e do consumo. Kellner discute como a mídia cria formas de dominação ideológica para reiterar as relações e posiçõesdominantes e, ao mesmo tempo, fornece material para a luta e a resistência.
Inspirado nas propostas dos estudos culturais britânicos dos anos 1960, Kellner defende que o público é capaz de resistir aos significados dominantes e criar sua própria forma de leitura e seu próprio modo de apropriação dos produtos da indústria cultural. Nesse sentido, a sociedade é compreendida como terreno de disputa, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mídia Meios e Mediações na Contemporaneidade
  • Midias sociais ou midias de marketing
  • Midias sociais
  • As mídias sociais
  • Midia Sociais
  • Mídias sociais
  • Midias sociais
  • Midia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!