Mídia, política e democracia

Páginas: 6 (1496 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Mídia, Política e Democracia


A política moderna exige um importante movimento de realização pública. A política passou a ser uma luta pública no campo de forças que é a sociedade. Com a necessidade de tornar as coisas públicas no campo da mídia a visibilidade do social cada vez mais se encontra aprisionada e sob o controle da mídia.


Os discursos e movimentos gerados entremídia e política, podem ser identificados de três tipos de poderes: da mídia (como tradutora de discursos), da política (como instância das ações individuais ou coletivas) e do sujeito (com suas paixões desejadas pelos poderes, em seus papéis de opinião pública, eleitor, leitor e consumidor). A comunicação retém, em grande parte, o momento de publicização da política e isso significa poder. A mídiatem o poder de agendar, construir imagens sociais e cenários políticos e isso é realizado em um campo de forças no qual estão presentes e atuando pessoas de outros campos sociais como por exemplo o político.


Visto que a comunicação é visto como um componente da política contemporânea e a mídia monopoliza tendencialmente a enunciação pública, podemos considerar que a política paraincorporar a comunicação deve se submeter as regras e formatações vindas da mídia. A partir disso foi construída a categoria político-mediático aplicada a espetáculos e a textos, que remete a uma configuração de poder complexo e interdependente, pois além de incluir o jogo de paixões interposto pelo sujeito, exclui o confortável discurso da supremacia da mídia sobre a política, ou aquele que admite aindependência da política em relação às mídias. A formatação de acontecimentos é feita pela mídia, através dos processos de tradução (informação, propaganda, entretenimento, cerimônias) e aplicação das estratégias da comunicação, quando seu poder é consolidado, devido ao deslocamento da organização midiática que passa a ocupar outros espaços, como aqueles específicos à política. Mas, esse singularpoder é desequilibrado pela política e pelos sujeitos, que interferem diretamente na força de um acontecimento, na sua estrutura vital, gerando um determinado grau de permanência (deste acontecimento), que assim pode realimentar os textos das organizações midiáticas. Por isso penso que o discurso midiático depende da política; é no espaço da política que podem ser obtidos os graus de credibilidadedesejados por um veículo em busca de leitores e consumidores denominados opinião pública. Disputas e acordos entre poderes são norteados pela ocupação (in)oportuna de espaços em busca de apoio, votos, solidariedade, consumo. A categoria de opinião pública mesmo conceitual e historicamente diluída, ainda é adulada e mensurada, como argumento discursivo e testemunha qualificada, da política e domercado


Nestes tempos de predomínio da mídia, também a ação política assume novas configurações. Diferentes autores e diversos exemplos mapeiam a natureza da sociedade midiática onde atores da vida cotidiana bem como eventos econômicos e políticos movimentam-se para "aparecer na tevê".
Existe um saber intuitivo que informa pessoas e grupos (culturais e políticos) de que precisamconstar dos informativos para obter estatuto de existência. Assim, não só o acontecimento cria a notícia, como a notícia cria o acontecimento, invertendo a lógica tradicional da relação fato/informação.
O poder atual do Campo Midiático se encontra nos Meios de Comunicação de Massa, de grandes mediadores dos diferentes Campos Sociais. Mediador não é o mesmo que intermediário, pois na mediaçãohá produção de sentidos quando alguns são projetados e legitimados. A mediação, portanto, é reconhecida pelos movimentos e negociada pela imprensa.
Observar a relação entre o Campo Político e o Campo Midiático propicia compreender um dos aspectos mais intrigantes da atualidade. Nas avaliações pós campanhas eleitorais, necessariamente, o tema aflora. Para muitos a política perde no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A intervenção da mídia na política: liberdade de imprensa x democracia
  • POLÍTICA E DEMOCRACIA
  • Politica e democracia
  • Politica E Democracia
  • Politica e democracia
  • Politica e midia
  • politica e midia
  • midia politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!