Mídia Impressa Versus Mídia Digital

Páginas: 18 (4499 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013
Introdução
Desde os primórdios das primeiras civilizações humanas, o homem sentia a necessidade de registrar o que ocorria a sua volta, e esse registro evoluiu ao longo dos séculos, se tornando essencial para a comunicação global. Houve a evolução da simples comunicação entre tribos até redes complexas de ligações que permitem indivíduos se comunicarem com mínimas restrições de tempo e espaço.Essa evolução iniciou nos tempos primórdios, onde os seres humanos mais primitivos começavam a marcar seus territórios e registrar o que viam a sua volta por meio de figuras que representavam cada objeto, a chamada escrita pictográfica. Geralmente eram feitas em pedras e paredes de cavernas, e representavam objetos e animais que esse povo tinha contato. Muito tempo depois, com a condensação dalinguagem verbal, a linguagem escrita evoluiu ao ponto de, que em sua maioria, outros indivíduos conseguissem compreender seu significado, e seu registro tivesse o objetivo de guardar e organizar registros de trocas e contas comerciais, de instruir novas gerações, entre outros.
"Um sistema bem-sucedido foi desenvolvido na Mesopotâmia, onde o estilo terminado em forma retangular foi utilizadopara escrever impressões em forma de cunha – cuneiforme – em placas de barro" (SAKKAL 2012). Esse sistema é o chamado de escrita ideográfica e é datado de aproximadamente 5000 a.C a 3000 a.C. E nesse mesmo ambiente a cultura egípcia foi uma das primeiras civilizações que criaram grandes estoques de material escrito de cunho intelectual / cientifico / religioso e cultural, que transmitissem seusconhecimentos e crenças para a posterioridade. Essa escrita  não utilizava apenas rabiscos e figuras associadas à imagem que se queria registrar , mas sim uma imagem ou figura que representasse uma idéia, tornando-se posteriormente uma convenção de escrita. Os leitores dependiam do contexto e do senso comum para decifrar o significado. Foi esse tipo de escrita que deu origem ao ideogramas Japoneses eChineses e posteriormente ao alfabeto fenício e grego, que foi o precursor da nossa linguagem escrita.
Na Idade Média, houve um monopólio de conhecimento por parte da Igreja: todos os livros e documentos escritos eram manuseados e utilizados apenas pelos clérigos e pela realeza e durante muito tempo até a ascensão da classe burguesa, esse conhecimento permaneceu quase intocado.

Então, em1450 na cidade alemã de Mogúncia, um filho de comerciante chamado Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg deu inicio a um dos maiores feitos da história. Gutenberg imprimiu uma bíblia 641 páginas, de 42 linhas separadas em duas colunas utilizando um equipamento conhecido como prensa gráfica. Essa data é consagrada como o dia que a imprensa foi criada. O processo de impressão já existiaaproximadamente no séc VIII na China, e até mesmo a Igreja medieval utilizava métodos parecidos; Porém o método foi otimizado por Gutenberg, e agora possibilitava a impressão de uma quantidade maior de documentos. E com isso houve uma expansão da idéia de Gutenberg e devido as mudanças econômicas, culturais e tecnológicas ocorridas na Europa, a partir do século XV; tais como desenvolvimento dametalurgia, o fabrico do papel e, principalmente, a explosão intelectual ocorrida com a Renascença; possibilitou-se o surgimento das primeiras imprensas.
Assim o conceito de livro perdeu seu status de obra de arte e se desprendia do controle da Igreja, para se tornar um objeto mais acessível, mais barato, que apesar de ter seu período de adaptação estética a leitura, foi bem aceito e de grande importânciapara o desenvolvimento social.


Acreditava se que o impresso romperia a familiaridade entre o autor e os leitores. Entretanto, percebeu se com o tempo que este rompimento não se confirmara. A relação autor / leitor permaneceu com características semelhantes às do tempo do manuscrito. Houve, então, uma continuação da cultura do manuscrito paro o impresso. (PAULINO, SUZANA 2009 , p.4)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Design editorial: mídia impressa e digital
  • Mídia Impressa
  • Midia impressa
  • Mídia impressa
  • Midia digital
  • MIDIAS DIGITAIS
  • Mídias digitais
  • Midias digitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!