Mídia, campanha e eleições no Brasil

Páginas: 12 (2951 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
1. Mídia :
O estudo da influência da mídia nas eleições, até 1950, tinha o foco no emissor (teoria da agulha hipodérmica ), porquanto se presumia uma homogeidade do receptor que aceita todas as mensagens. Em 1944, com a publicação do People Choice (1944), o foco agora era no receptor e no emissor. Neste modelo, as ideias das mídias de massa, que podiam ativar, mobilizar, converter e reforçar,eram passadas a um líder de opinião e este influenciava as massas.
Depois dos anos 70, com os estudos de dois pesquisadores (Noelle-Neumann e George Gerbner) que, embora tivessem opiniões ideológicas diferentes, concordaram que a mídia tinha um papel forte com efeitos de longo termo nas audiências, assim surgiu os estudos de agenda setting. Já nos anos 80 e 90, começaram os estudos do framing (nainfluência das massas no que diz respeito à propaganda política) e do priming, porquanto se percebeu que não era só a quantidade de informação e quais informações que o eleitor recebia que influenciava seu jeito de votar, mas sim o modo como ele recebia e processava a informação. Ou seja, os efeitos da propaganda dependiam de como a informação chegava e de que modo o interlocutor interpretaria ainformação.

Agenda setting foca na seleção de histórias como determinante da percepção do público sobre um assunto e, através do priming, como o público avaliará os líderes políticos. Já o framing foca não nos tópicos selecionadas pela cobertura da mídia, e sim, de que maneira particular a mídia está formatando essa notícia.

a) Agenda setting refere-se à ideia de que existe uma fortecorrelação entre a ênfase colocada pelas mídias de massas em certos assunto/notícias (posicionamento e quantidade de tempo no enfoque da informação) e a importância atribuída a esses assuntos pelos receptores.
b) Priming, por sua vez, refere-se a mudanças nos padrões que as pessoas utilizam para fazer suas avaliações políticas. É considerado uma extensão da Agenda Setting porquanto ambos efeitos sãobaseados na fixação de informações na memória, ou seja, a pessoa faz o julgamento político baseado nas considerações que são mais marcantes (mais acessíveis, salientes). Ao expor as pessoas a certos assuntos, frequentemente, (agenda setting) as mídias de massa conseguem manipular as considerações das pessoas quando estas forem fazer juízos de valor políticos dos candidatos ou de um ponto controverso.c) Framing, como os indivíduos não conseguem, constantemente, compreender o mundo completamente, eles lutam para entender suas experiências de vida a fim de trazer um significado para o mundo ao seu redor. O conceito de framing consiste na manipulação (redesenhar uma notícia) para que tenha um determinado impacto em uma determinada audiência. O Framing não necessariamente é usado para “manipular amassa”, ele pode ser usado apenas para que uma notícia seja mais compreensível ou clara.
A principal diferença entra os dois primeiros e o último é que, enquanto o agenda setting e o priming é “se” nós pensamos num assunto, o framing diz respeito em “como” nós pensamos num assunto.

2- Campanha: Importância e funções :
As campanhas eleitorais são importantes instituições democráticas uma vezque estabelecem a ligação entre os cidadãos e a política. Além disso, a única forma de comunicação que está totalmente sob o comando dos candidatos, no que se refere ao conteúdo e no estilo das mensagens, são os comerciais políticos exibidos na televisão e na internet. Na propaganda televisa, os candidatos selecionam os temas que julgam importantes, direcionam a mensagem para o público-alvo deinteresse e escolhem a melhor forma de comunicação que consideram a mais adequada.
Os candidatos podem ressaltar suas qualidades positivas ou os aspectos negativos dos adversários, sendo que, as mensagens positivas procuram converter indecisos em apoiadores e as negativas procuram converter os apoiadores do adversário em indecisos.
A propaganda política serve para três propósitos: ativar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BRASIL NAS ELEIÇÕES
  • Eleiçoes no Brasil
  • Eleições no brasil
  • midias sociais campanha
  • Midia No Brasil
  • A mídia no brasil
  • História das eleições no brasil
  • Sociologia Eleições no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!