Métricas

Páginas: 12 (2829 palavras) Publicado: 12 de abril de 2012
Métricas  ›
Total Cost of Ownership - TCO
A maioria das empresas reconhece a importância de investir em tecnologia da informação para otimizar seus níveis de eficiência e aumentar seu poder de competitividade num mercado globalizado. Mas hoje, mais do que no passado, existe a preocupação de verificar até que ponto os gastos estão sendo feitos de forma inteligente e quais os reais ganhosobtidos. Como saber se a empresa está investindo muito ou pouco em TI, em comparação aos seus pares no mercado? É possível reduzir custos? Quais são os custos diretos e quais os indiretos? Como avaliar os benefícios propiciados pela tecnologia? Para responder a essas e outras perguntas foram desenvolvidas metodologias específicas que possibilitam "medir" a relação custo/benefício da TI.
Atualmente, oque interessa não é saber apenas quanto se investe em TI, mas também ter uma compreensão holística do seu impacto na organização. Entre as metodologias existentes, uma das mais conhecidas e que se tornou padrão no mundo todo é o TCO - Total Cost of Ownership - desenvolvida em 1987 pelo Gartner Group, atual Gartner Incorporated - , que está evoluindo para um conceito ainda mais amplo batizado de TVO- Total Value of Opportunity.
Primórdios
Tudo começou em meados dos anos 80, quando o mercado corporativo passava a experimentar o modelo cliente/servidor, também chamado de computação distribuída. O mundo do mainframe estava saindo de moda, embora não necessariamente diminuindo de market share ou de tamanho. A redução dos preços dos PCs (personal computer), assim como os dos servidores,tornaram o ambiente distribuído mais acessível e atraente para as empresas que buscavam a flexibilidade que o mainframe não permitia. Na época queria-se oferecer maior poder para o usuário e descentralizar as decisões. A computação distribuída surgiu no esteio dessa onda.
À medida em que a computação distribuída se desenvolvia, as empresas começavam a se dar conta de que apesar de o modelocliente/servidor oferecer uma série de benefícios muito válidos, em contrapartida, trazia uma série de desafios que o modelo centralizado anterior, de certa maneira, não trazia, por ser mais controlado. Entre esses desafios, os principais eram a gestão de custos e a questão da segurança.
Analisando essas questões, Bill Kirwin, um dos vice-presidentes da divisão de pesquisas do Gartner, percebeu que havianecessidade de se publicar conceitos, frameworks e metodologias que auxiliassem os clientes a medir e a controlar os custos deste novo ambiente. A partir daí, Kirwin junto com a sua equipe criou o conceito de TCO - Total Cost of Ownership. Inicialmente a metodologia foi desenvolvida para medir apenas os custos relativos aos PCs. Depois, o conceito amadureceu, sendo expandido para abarcar todo o restoda computação distribuída, como redes LAN (Local Area Network), brigdes, hubs, roteadores, periféricos, etc. Hoje o Gartner publica o TCO de diversas plataformas como de mainframe, data center, contact center, help desk, rede WAN (Wide Area Network), entre outras.
A principal idéia que se procurava passar para o setor corporativo, no final dos anos 80, através da análise do TCO, era a de que ocusto de se possuir um ativo de TI não se restringia ao custo de aquisição desse ativo. O valor pago para a compra da solução ou do equipamento representava apenas uma pequena parte de uma equação muito mais complexa que incluía também os custos relativos à manutenção e uso desse ativo ao longo do tempo.
Em termos simples, o modelo de TCO engloba a análise dos custos referentes a: aquisição,implementação, manutenção, suporte (por um período determinado como três anos, cinco anos, etc), e inclusive a "aposentadoria" do ativo. Há também custos relativos ao abandono de certas ferramentas e soluções. A metodologia foi desenvolvida para ajudar as empresas a medir, analisar e entender melhor os custos associados à aquisição, uso e manutenção dos recursos de TI ao longo do tempo.
O problema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metricas
  • mÉTRICAS
  • Métricas
  • Métricas
  • Métricas
  • Metricas
  • Métricas
  • Métricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!