Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação Social

Páginas: 17 (4088 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação social
Pesquisa bibliográfica
Gil (1999, 2002), Stumpf (2005)
Na produção da Monografia, você sempre irá recorrer à Pesquisa Bibliográfica. É, portanto, um de seus métodos, pois a busca de bibliografia segue um movimento metódico, articulado com os conceitos essenciais ao seu referencial teórico.
Faz parte da bibliografia o acervo de livros eartigos que você reuniu, leu e utilizou para construir o ambiente teórico no qual irá se movimentar para compreender seu objeto. É fundamental compreender que lemos muito mais do que efetivamente utilizamos na Monografia – esta nada mais é do que nosso “relatório de pesquisa”. Assim, nem tudo que lemos deve constar do texto final. A decisão sobre o que “entra” e o que é “descartado” é um indicadorda maturidade do pesquisador.
O lento processo de buscar a bibliografia, pesquisar nas bibliotecas, reunir o material que deve ser lido, efetivamente tomar contato com ele e enfim organizar (mental e concretamente) os conceitos e citações que serão posteriormente utilizados faz parte do método chamado Pesquisa Bibliográfica.


Análise documental
Gil (1999, 2002), Loizos (2002), Mann (1975),Moreira (2005), Taylor e Bogdan (1996)

O método da Pesquisa Documental vale-se de documentos originais, que ainda não receberam tratamento analítico por nenhum autor. Assim, esta pesquisa não se confunde com a bibliográfica. É comum, na produção de monografias da área da Comunicação, coletarmos dados em documentos bastante diversificados:
documentos institucionais conservados em arquivos;documentos institucionais de uso restrito;
documentos pessoais, como cartas e e-mails;
fotografias, vídeos, gravações;
leis, projetos, regulamentos, registros de cartório;
catálogos, listas, convites, peças de comunicação;
instrumentos de comunicação institucionais.

Existe uma dúvida sobre considerar relatórios impressos (relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticasetc.) como fonte documental ou fonte bibliográfica. Não há consenso sobre isso. Sugiro que se avalie caso a caso e se tome a decisão no escopo da pesquisa, junto com o orientador. Se o relatório é interno à empresa, por exemplo, deve ser tomado como fonte documental. Se o relatório foi distribuído para clientes e bibliotecas, deve ser tomado como fonte bibliográfica. De qualquer modo, as fontesdevem estar explicitadas na monografia.


Entrevista
Babbie (2005), Alonso (1995), Duarte, J. (2005), Flick (2002), Gaskell (2002), Gil (1999), Haguette (2003), Jovchelovitch e Bauer (2002), Mann (1975), Sutil (1995), Taylor e Bogdan (1996), Triviños (1997)
Segundo Duarte (2005), a entrevista in­dividual é uma técnica qualitativa que explora um assunto a partir da busca de informações,percepções e experiências de informantes para analisá-las e apresentá-las de forma estruturada. Entre as principais qualidades dessa abordagem está a flexibilidade de permitir ao informante definir os termos da resposta e ao entrevistador ajustar livremente as perguntas. Este tipo de entre­vista procura intensidade nas respostas, não-quantificação ou representação es­tatística.
Busca recolher respostas apartir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer.
Os dados não são apenas colhidos, mas também resultado de interpretação e reconstrução pelo pesquisador, em diálogo inteligente e crítico com a realidade.
A entrevista está presente em pesquisas de comuni­cação interna, comportamento organizacional, levantamentos históricos e biográficos,processos jornalísticos (ex.: entender como produtos de comunicação estão sendo percebidos por funcionários, expli­car a produção da notícia em um veículo de comunicação, identificar motivações para uso de determinado serviço) e em vários ou­tros tipos de estudo, usada como base ou conjugada com diferentes técnicas, como observação, discussão em grupo e análise documental.
Não permite testar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa social
  • Pesquisa Social
  • Resenha do texto “Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação”
  • Anexo Do Livro Metodos E Tecnicas De Pesquisa Em Comunicacao
  • Métodos e técnicas de pesquisa de mercado
  • Metodos e tecnicas de pesquisa
  • Métodos e Técnica de Pesquisa
  • Metodos e tecnicas de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!