Métodos e técnicas de avaliação

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013
1 ANAMNESE
Anamnese é um termo usado em todas as áreas da saúde para designarmos o relato da doença e toda sua história, é uma entrevista que ajuda o profissional no diagnóstico e com isto traçar o objetivo e conduta no tratamento.
Sabe-se hoje que anamnese, quando bem elaborada, é responsável por boa parte do diagnóstico isto facilita pelo fato de algum exame ficardesnecessário e isto não é diferente para a fisioterapia.
Na anamnese em fisioterapia, é bem interessante que cada profissional monte a sua própria anamnese, levando em conta fatores como a sua especialidade, pois a anamnese pode ter perguntas específicas, leva-se em conta também as condições de trabalho e os recursos disponíveis para traçar os objetivo e conduta, ou seja, cadaserviço tem sua necessidade de informação.
Iniciamos a anamnese, a maioria da vezes, com a identificação (nome, endereço, profissão...) e este dado, às vezes, já nos dá uma direção, como por exemplo, a profissão pode estar desencadeando a patologia, dor ou postura.
Depois passamos para uma parte clínica geral, como pressão arterial, uso de medicamentos, fumante, gestante,hipertenso, diabético, doenças hereditárias, cirurgias, medicações de uso contínuo, etc.
Antes do exame físico, fazemos e escrevemos de forma objetiva as perguntas. Elas podem ser abertas. Nessas, podemos deixar o paciente mais a vontade para falar o que esta sentindo? Ou como a quando começou, isto inclui a HDP (história da doença pregressa), no início e HDA (história da doençaatual). 
Perguntas específicas já são direcionada, mas o fisioterapeuta pode perguntar onde concentra-se mais a dor, e pedir mais especificações quando o paciente é interrogado: “quando dói mais?”. Todos os itens são de suma importância para uma boa ficha de anamnese, e o conjunto de todas as informações leva a um diagnóstico mais rápido.
Sempre que possível, a anamnese deverá serrealizada em ambiente isolado e silencioso, sem a presença de outras pessoas que não sejam o fisioterapeuta e o paciente, evitando constrangimentos desnecessários que podem levar a sonegação de informações importantes.
A anamnese pretende não só identificar os sintomas de significado clinico que acomete o paciente, mas também detalhes sobre sua vida: seus sentimentos, atitudes e disposição deespírito, seus conflitos psicológicos e padrões habituais de defesa. A importância desse tipo de relacionamento é evidente pois dele depende em grande parte o grau de confiança que o paciente depositara no fisioterapeuta, a qualidade das informações prestadas determina a eficácia do procedimento terapêutico.
Qualquer que seja a técnica empregada, anamnese é o resultado do relato feito pelopaciente depois de ter passado por uma análise crítica com o intuito de se estabelecer o significado exato das expressões usadas, de verificar a coerência de correlações estabelecidas e de rejeitar interpretações feitas pelo próprio paciente.

1.1 ETAPAS DA ANAMNESE

Identificação: coletar o intuito de conhecer melhor o paciente: nome, idade, sexo, cor, estado civil, profissão atual eanterior, naturalidade, residência. Cada item tem sua importância pra um bom prognóstico.
Queixa principal: motivo pelo qual o paciente procurou o profissional, relatando de forma clara e objetiva sem correlação com termo técnico. Recusando diagnósticos pré estabelecidos pelo paciente.
História da doença atual: após a identificação completa do paciente, deve-se iniciar o levantamento HDA. Identificara ocorrência do fato que levou o paciente a procurar o atendimento, situações que atenuam ou agravam sinais e sintomas. Ex: intensidade, sequencia temporal época de inicio, fatores agravantes e de alivio, associando também com outras queixas.
Doenças preexistentes e medicamentos em uso: Adquirir informações sobre toda a historia medica do paciente, tudo que lhe aconteceu antes da queixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodos e tecnicas de avaliaçao
  • Relato de experiencia métodos e técnicas de avaliação
  • Método de Avaliação
  • metodos de avaliação
  • METODOS DE AVALIAÇÃO
  • Avaliação de métodos
  • metodos de avaliação
  • Metodos e tecnicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!