Métodos quantitativos

Páginas: 40 (9929 palavras) Publicado: 26 de maio de 2011
MÉTODOS

QUANTITATIVOS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Estatística descritiva

1 Introdução

1 Definição de Estatística. Método Estatístico. Teoria Estatística

A palavra estatística deriva da expressão status , em latim, e significa o estudo do estado”. Foi pensada pelos ingleses, no século XVI, como uma ciência política, destinada a descrever características de um estado ou país,tais como população, área, riqueza e recursos naturais (Laurenti et al. 1985), envolvendo compilações de dados e gráficos. Em 1662, John Graunt publicou informes estatísticos sobre nascimentos e mortes. A partir daí, deu-se início ao desenvolvimento da probabilidade e estatística, sobretudo a partir do século XVII, com o estudo das grandes epidemias que assolavam o mundo, dando ensejo aodesenvolvimento da demografia. Em cada século seguinte mais e mais áreas foram se incorporando ao conjunto das que faziam uso da estatística. Na última década, com a grande revolução da informática, houve um avanço significativo das áreas de probabilidade e estatística, com o desenvolvimento de softwares mais poderosos, deixando à disposição do pesquisador muitas ferramentas alternativas ao seu trabalho(BOTTER, et alli, 1996).

Hoje em dia a maior parte das decisões tomadas em quase todas as áreas de atividade humana moderna (por exemplo, avaliação dos novos tratamentos médicos e de novos terminais de atendimento bancário, do planejamento de pesquisas científicas, de estratégia de marketing e investimento, para citar algumas) têm suas bases na estatística – definida, a grosso modo, como acoleta, análise e interpretação de dados, ou de forma mais ampla, como a “ciência da tomada de decisões perante incertezas”.

Como já foi dito anteriormente, a Estatística engloba um grande leque de ferramentas de análise. Com a finalidade didática, iremos dividir a estatística em dois grandes grupos:

a) Estatística Descritiva: Por conta da quantidade de dados geralmente ser tão grande, éextremamente difícil captar intuitivamente as informações que os dados contêm. É necessário, portanto, que as informações sejam reduzidas até o ponto em que se possa interpretá-las mais claramente. A Estatística Descritiva vai resumi-las através do uso de certas medidas-síntese, que tornem possível a interpretação de resultados. No sentido mais amplo, suas funções são:

➢ Coleta de dados;

➢Organização e classificação destes dados;

➢ Apresentação através de gráficos e tabelas;

➢ Cálculo de coeficientes (estatísticos), que permitem descrever resumidamente os fenômenos.

b) Indutiva ou Inferência Estatística: Consiste em obter e generalizar conclusões; ou seja, inferir propriedades para o todo com base na parte, no particular. É tratada através de técnicas e métodos que sefundamentam na Teoria das Probabilidades.

Em estatística utilizaremos extensivamente os termos população e amostra. Assim, definiremos esses termos no contexto da estatística:

➢ População: conjunto da totalidade dos elementos (valores, pessoas, medidas) a serem estudados. Congrega todas as observações que sejam relevantes para o estudo de uma ou mais características dos indivíduos.Podem ser tanto seres animados ou inanimados.

➢ Amostra: um subconjunto de elementos extraídos de uma população.

➢ Censo: é uma coleta de dados relativos a todos os elementos de uma população.

➢ Amostragem: é uma coleta de dados relativa a uma fração dos elementos de uma população.

O esquema a seguir tenta sintetizar, como um exemplo, as etapas de uma pesquisa estatística:

2Estatística Descritiva

1 Fases do trabalho estatístico

A estatística está envolvida em todas as etapas de um projeto de pesquisa. A seguir, as fases de um trabalho científico são citadas do ponto de vista do trabalho estatístico.

As fases do trabalho estatístico são do âmbito da Estatística Descritiva, e são as principais fases, as seguintes:

a) Definição do Problema: formulação completa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos quantitativos
  • Métodos quantitativos
  • Métodos Quantitativos
  • Métodos Quantitativos
  • Métodos quantitativos
  • Métodos Quantitativos
  • Métodos Quantitativos
  • Métodos Quantitativos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!