Métodos para produção do conhecimento

Páginas: 19 (4549 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL, O PEDESTRE COMO PRIORIDADE E FALTA DE PADRONIZAÇÃO DAS CALÇADAS COMPROMETE DIREITO DE IR E VIR DO PEDESTRES.

Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de analisar a mobilidade urbana do pedestre dentro de um contexto sustentável. Este elemento é muito importante para o desenvolvimento qualitativo das cidades. Desta maneira, pretende-se destacar o conceito dopedestre dentro dos transportes, em que se enquadra em pelo menos duas de suas modalidades, a de se autotransportar e a de transportar pequenos volumes e informações. A interligação dos diversos modos de transporte é um fator muito importante para a qualidade do ambiente urbano, assim como a continuação das redes, a segurança, o conforto e a atratividade. O pedestre é o membro primordial da mobilidadeurbana sustentável, mas para que ele continue efetivo no meio, é muito importante que a acessibilidade seja eficaz em todos os locais, pois pessoas com dificuldade de locomoção, crianças, idosos e gestantes também são pedestres. Qualquer pessoa tem o poder e o direito de se deslocar entre dois ou mais pontos, e todas as possibilidades de deslocamentos na cidade é que compõem o cenário da mobilidadeurbana.Muitos dos locais freqüentados pelos pedestres são inacessíveis para os portadores de necessidades especiais, e isto restringe a participação destas pessoas nas atividades públicas urbanas. Estas condições de mobilidade afetam diretamente o desenvolvimento social e econômico das cidades assim como a qualidade do ambiente. Estes conceitos foram utilizados como ferramenta para a análise dopedestre na mobilidade urbana, tendo em vista a melhoria da qualidade do ambiente nas cidades.
Objetivo geral:
Analisar o tema mobilidade urbana sustentável, o pedestre como prioridade, sobre a perspectiva do transporte a pé e das condições de uso das calçadas por pedestres.
Objetivo específico:
- Mobilidade Urbana Sustentável
- Qualidade e Sustentabilidade do Ambiente
- Acessibilidade
-Pedestre como Prioridade
- Falta de Padronização das Calçadas Compromete Direito de Ir e Vir do Pedestres
- O Desenho Universal Aplicado ao Passeio Público
- Bem Estar Social

Justificativa:
Como afirma a Associação Brasileira de Pedestres (ABRASPE): “Ser pedestre é intrínseco ao ser humano”; ou seja, garantir as condições ideais à mobilidade para esse modo de transporte é um dever paraquem se ocupa com projetos de mobilidade urbana. As calçadas são os espaços destinados a essa modalidade de transporte na vias públicas.
Metodologia:
Esta pesquisa tem por finalidade identificar o pedestre dentro do planejamento dos transportes, além de analisar os problemas sociológicos e políticos inseridos dentro do tema. Para o seu desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa exploratória, combase em conceitos teóricos anteriores para elaborar o problema, analisar e registrar as considerações da busca literária, segundo Marconi e Lakatos (2006). Por fim, apresenta-se a formulação de hipóteses estratégicas. A coleta dos dados foi realizada em livros, periódicos e pela internet. A análise das políticas públicas identifica os limites mais relevantes, assim como implica na consideração daausência de decisões, que é tão importante quanto as decisões explícitas (Levin, 1981 apud Vasconcellos, 2001). Esta análise vincula uma série de informações e dados, que são agregados a procura de uma imagem abstrata do que aconteceu, sendo uma apreciação consistente dos caminhos e condicionantes mais prováveis. Ao tratar da mobilidade sustentável, o pedestre como prioridade, foram ressaltadospontos que interferem na qualidade, oferta e atratividade do ambiente urbano, utilizado por todos os tipos de mobilidade
Capítulo I.

1. MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
A preocupação com o desenvolvimento sustentável tem incentivado vários estudos e a determinação de estratégias, a serem implantadas a fim de promover a sustentabi-lidade na área urbana. Este desafio, de tornar as cidades cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As explicaçôes cientificas: métodos e técnicas na produção do conhecimento
  • Conhecimentos e metodos
  • Conhecimento e metodo
  • Produção de conhecimento
  • Produção do conhecimento
  • Produção do conhecimento
  • Produção de Conhecimento
  • Os métodos de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!