Métodos gerais do pensamento científico

Páginas: 26 (6477 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2015



UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS



CARLOS ANTÔNIO ARAÚJO DE FREITAS
GUILHERME C. DE MENDONÇA
KALLIL CHAVES CASTRO



MÉTODOS GERAIS DO PENSAMENTO CIENTÍFICO:
INDUTIVO, DEDUTIVO E HIPOTÉTICO-DEDUTIVO



JERÔNIMO MONTEIRO – ES
JUNHO – 2012
CARLOS ANTONIO ARAUJO DE FREITAS
GUILHERME C. DE MENDONÇA
KALLIL CHAVESCASTRO



MÉTODOS GERAIS DO PENSAMENTO CIENTÍFICO:
INDUTIVO, DEDUTIVO E HIPOTÉTICO-DEDUTIVO


Trabalho avaliativo da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo.




Professor: Wendel Sandro de Paula Andrade

JERÔNIMO MONTEIRO – ES
JUNHO – 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1. MÉTODO: CONCEITO E IMPORTÂNCIA 6
2.2. MÉTODO E TÉCNICA 7
2.3. O MÉTODO INDUTIVO 8
2.3.1 As Formas da Indução 11
2.3.2 Legitimidade da indução científica 14
2.4 O MÉTODO DEDUTIVO 14
2.5 MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO 18
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
4. REFERÊNCIAS 23














RESUMO

O ser humano desde suaexistência, sempre teve a preocupação em descobrir e explicar a natureza e os fatos ao seu redor. O conhecimento empírico, também chamado de senso-comum, se alia aos conhecimentos religioso e filosófico, orientando-se a uma preocupação do homem com o universo. Mais tarde, inicia-se uma linha de conhecimento embasado em maiores garantias, quanto ao real, compreendendo as relações, osacontecimentos através da chamada, observação científica. A esta investigação (observação) científica, é agora uma atividade cognoscitiva, dotada de processos metodológicos, onde devem ser seguidos para se chegar a um resultado, podendo ser este de cunho científico. Desta forma, alguns autores identificam a ciência como, um método sistemático de explicar um grande número de ocorrências semelhantes,chamando-se assim de “método científico”. Dentro deste caráter do método (científico ou não), surgem os chamados “métodos indutivo, dedutivo e o hipotético-dedutivo”, no entanto, tais métodos podem ser aplicados como uma forma de roteiro não só para uma pesquisa científica, mas podem ser adotados, mesmo que inconsciente, em grande parte do nosso dia-a-dia, de forma de trilharmos o caminho do conhecimentomais tranquilo e seguro, apontando-nos de como chegarmos lá.

Palavras-chave: Método Científico; métodos Indutivo; Dedutivo e Hipotético-dedutivo










1. INTRODUÇÃO

O processo do saber está intrinsecamente relacionado à curiosidade humana e sua própria criatividade, razão pela qual buscamos encontrar respostas as nossas dúvidas e mesmos a busca por melhorias as atividades realizadas.
Amorte e as forças da natureza foram inicialmente os primeiros questionamentos da humanidade, e intriga cientistas até hoje. Sobre esses dois pilares que a curiosidade humana foi iniciada. As crendices religiosas buscaram encontrar respostas para ambos, utilizando de explicações teologias que fugiam do domínio humano. E por muito a verdade, e as indagações do que é e não é certo, e tudo que não podiaser explicar se escondeu sobre o mando divino (LAKATOS; MARCONI, 2010).
O pensamento filosófico, através da investigação racional, busca através do estudo e compreensão dos fatos encontrar a verdade, ou o que realmente é real dentro das leis da natureza (LAKATOS; MARCONI, 2010).
Através do senso comum o pensamento filosófico foi formado, da observação dos fatos, da tentativa e erro (CERVO;BERVIAN, 2002). No século XVI buscou se a compreensão das razões que envolvem os fenômenos naturais, como elas coexistem entre si, e a forma com que contribuem para a ocorrência dos fenômenos naturais, isso tornou-se possível com a utilização do raciocínio lógico e a observação científica (LAKATOS; MARCONI, 2010).
Em suas investigações sobre os fenômenos quem envolvem a vida humana, o homem passa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Características gerais do pensamento mítico e pensamento filosófico-cientifico
  • A Evolução do Pensamento Método Científico e Níveis de Conhecimento
  • A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTIFICO E O MÉTODO CINETIFICO: NIVEIS DE CONHECIMENTO
  • pensamento cientifico
  • Pensamento Mitico E Pensamento Cientifico
  • Pensamento Cientifico
  • Pensamento Cientifico
  • Pensamento Cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!