Métodos de Separação de Substâncias Puras

Páginas: 6 (1261 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Métodos de Separação

Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Esses métodos são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, centrifugação, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser divididabasicamente entre homogêneo e heterogêneo.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar váriosprocessos diferentes.
Alguns dos métodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação, por exemplo, a "escolha" dos grãos de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas cascas (ventilação), ou ainda as máquinas existentes em bancos, as quais separam as moedas em função de seus tamanhos (tamisação). Esse processo é também usado para separar laranjas emdiferentes tamanhos ou quando usamos uma peneira.

SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DE MISTURAS HETEROGÊNEAS

I - SÓLIDO – SÓLIDO
Catação: usando a mão ou uma pinça, separam-se os componentes sólidos.
Ventilação: o sólido menos denso é separado por uma corrente de ar.
Levigação: o sólido menos denso é separado por uma corrente de água. A levigação é usada, por exemplo, para separar areia e ouro: aareia é menos densa e por isso, é arrastada pela água corrente; o ouro, por ser mais denso, permanece no fundo da bateia.
Separação magnética: um dos sólidos é atraído por um ímã. Esse processo é utilizado em larga escala para separar alguns minérios de ferro de suas impurezas.
Cristalização fracionada: todos os componentes da mistura são dissolvidos em um líquido que, em seguida, sofreevaporação provocando a cristalização separada de cada componente. A cristalização fracionada é usada, por exemplo, nas salinas para a obtenção de sais a partir da água do mar. 
Dissolução fracionada: um dos componentes sólidos da mistura é dissolvido em um líquido. Por exemplo, a mistura sal + areia. Colocando-se a mistura em um recipiente com água, o sal irá se dissolver e a areia se depositar no fundodo recipiente, podendo agora ser separados pelos seguintes processos: a filtração separa a areia (fase sólida) da água salgada (fase líquida) e com a evaporação da água obteremos o sal.
Peneiração: usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes. São usadas peneiras que tenham malhas diferentes.
Fusão fracionada: Serve para separar sólidos, tomando por base seusdiferentes pontos de fusão. Baseia-se, portanto, num aquecimento da mistura com controle da temperatura.
Sublimação: é usada quando um dos sólidos, por aquecimento, se sublima (passa para vapor), e o outro permanece sólido. Exemplo: sal e iodo ou areia e iodo (o iodo se sublima por aquecimento).
Obs.: As principais substâncias que podem ser separadas por sublimação são: o iodo, o enxofre e anaftalina (naftaleno).

II- SÓLIDO – LÍQUIDO
Decantação: a fase sólida, por ser mais densa, sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente
Obs.: a separação das duas fases pode ser feita de duas maneiras:
vira-se lentamente a mistura em um outro frasco;
com o auxílio de um sifão, transfere-se a fase líquida para um outro frasco (sifonação)
Centrifugação: é uma maneira de acelerar oprocesso de decantação, utilizando um aparelho denominado centrifuga. Na centrífuga, devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia , são arremessadas para o fundo do tubo.
Filtração simples: a fase sólida é separada com o auxílio de papéis de filtro. (ex: preparação do café)
Filtração à vácuo: O processo de filtração pode ser acelerado pela filtração à vácuo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • métodos de separação de substâncias
  • metodo de extração e separação de substancias
  • Substâncias Puras
  • substancias puras
  • substancia pura
  • Separação de substâncias
  • Separação de substancias
  • Separação de substâncias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!