Métodos de extinção

Páginas: 3 (628 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Métodos de Extinção
1. Definição de fogo
O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.
O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado"Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima, como a madeira), o comburente (entidade que permite a queima, como o oxigênio) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haverfogo.

1.1 Componentes do fogo

O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles o combustível (aquilo que queima), o comburente(entidade que permite a queima) e o calor. Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.

2. Classes de incêndio

São quatro classes de incêndio; classes A, B , C , D. Foi dividido destamaneira para facilitar a aplicação e utilização correta do agente extintor correto para cada tipo de material combustível.

Ø Classe A: Fogo em materiais sólidos de fácil combustão, que queimam nasuperfície e profundidade, deixando resíduos e cinzas. Ex: madeira, papel, tecido, fibras, borrachas. Método de extinção - resfriamento.
Ø Classe B: Fogo em combustíveis líquidos que queimam nasuperfície e não deixam resíduos. Ex: gasolina, álcool, solventes. Método de extinção - abafamento/resfriamento.
Ø Classe C: Fogo em equipamentos elétricos energizados. Ex: computadores, centraistelefônicas, quadros de comando, eletrodomésticos, motores elétricos. Método de extinção - abafamento/extinção química.
Ø Classe D: Fogo em materiais pirofóricos, ou que necessitem métodos especiais deextinção. Ex: magnésio, sódio metálico, titânio. Método de extinção - abafamento/extinção química. (areia seca, pó químico especial, limalha de ferro, carvão em pó).

3. Temperaturas importantesdos gases

Ø Ponto de Fulgor: é a temperatura (uma para cada combustível), na qual um
combustível desprende vapores suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas não em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos de extinção do fogo
  • Metodos de Extinção do Fogo
  • CLASSES DE INCÊNDIO E MÉTODOS DE EXTINÇÃO
  • Extinção
  • extinção
  • Extinção
  • Extinção
  • Extinção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!