Métodos de estudos biblicos

Páginas: 12 (2926 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
QUAL O OBJETIVO DE USAR MÉTODOS PARA O ESTUDO BÍBLICO
Kelly Suane Alves¹
Pastora Lucy Maria Ribeiro²
ITQ – Instituto Teológico Quadrangular – Centro
Teologia / (E.A.D) – Métodos de Estudo Bíblico
13/06/11

RESUMO

Os métodos aqui apresentados têm o objetivo de ajudar as pessoas que lêem a Bíblia a chegar ao conhecimento com mais facilidade, e com ordem. Para estudar a Palavra de Deus apessoa precisa disponibilizar tempo, e muita dedicação, pois alguns métodos precisam de tempo para chegar ao objetivo proposto, em cada método é importante fazer perguntas certas, para chegar às respostas certas, por isso é preciso ter no mínimo: caderno, lápis ou caneta, e Bíblia em mãos para começar a estudar. E a principal exigência de todos os métodos não é somente aprender e sim praticar emseu dia.

Palavras- chaves: Dedicação; Tempo; Aplicação.

1 INTRODUÇÃO

O Senhor Deus deixou a Bíblia não somente para deixar aberta em cima da estante, mas para lê-la e saber quem o Senhor é, e orientar seu povo para leitura da mesma. Sabe-se que Bíblia foi divinamente inspirada por Deus, e através dela o Senhor fala com cada pessoa. Quando a pessoa lê a Palavra de Deus, ela começa a entenderos propósitos de Deus para sua vida, pois por isso que foi elaborado alguns métodos de estudo que facilita ao leitor a entender o que o Senhor quer falar com ele.
.

2 ESTUDO BÍBLICO

O Estudo Bíblico foi utilizado pela igreja primitiva, através desses divulgavam o evangelho e fortaleciam a fé dos convertidos. Os apóstolos seguiam os passos de Jesus e acreditavam e como ele, que a pesquisadas Escrituras levaria os homens ao encontro de Deus. O livro de Lucas é um exemplo do resultado do estudo bíblico dos evangelhos anteriores.

“Prezado Teófilo, muitas pessoas têm se esforçado para escrever a história das coisas que aconteceram entre nós. Elas escreveram o que foi contado por aqueles que viram essas coisas desde o começo e anunciaram a mensagem do evangelho. Portanto,Excelência, eu estudei com todo o cuidado como foi que essas coisas aconteceram desde o principio e achei que seria bom escrever tudo em ordem para o senhor, a fim de que o senhor pudesse conhecer toda a verdade sobre os ensinamentos que recebeu.” (BIBLIA, N.T. Lucas, 1:1-4)

O importante não é qual método usado para estudar a Palavra de Deus, mas desde que seja válido e conduza a resultados verdadeiros.Para obter um sucesso em seus estudos bíblicos deve-se observar alguns princípios de estudos dinâmicos da Bíblia.

2.1 PRINCÍPIO DO ESTUDO DA BÍBLIA

Rick Warren em seu livro 12 maneiras de estudar a Bíblia sozinho, traz cinco princípios básicos que precisam ser lembrados, independente do método usado para o estudo que são:

a) O segredo do estudo bíblico é saber fazer a pergunta certa: aprincipal diferença entre os métodos de estudo é o tipo de pergunta que será usado. Pois quanto mais perguntas você fazer ao texto, mais resposta extrairá dele. Descobrirá fatos empolgantes que foram negligenciados no passado, perceberá que seus olhos mudaram, pois está percebendo coisas que antes eram sem importância.

b) O estudo da Bíblia envolve anotar o que foi descoberto e observado:Não se pode estudar a Bíblia sem anotar algo. Essa é grande diferença de ler a Bíblia e estudá-la, pois na leitura lê no começo ao fim de um trecho selecionado da Bíblia, mas quando é estudada toma notas extensas. Segundo Dawson Trotman (apud Rick Warren, 2003, p.7) diz que o estudo só é considerado de modo cuidado e detalhando quando é registrado no papel. Uma dica não somente para o estudo, maspara a vida cristã é ter um caderno espiritual, onde pode ser anotados pensamentos e compreensões que Deus lhe deu.

c) A meta final do estudo é a aplicação, não só a interpretação: Deve-se aplicar os princípios bíblicos estudados no cotidiano, não apenas entender e deixar no papel, mas sim praticá-los. Dwight L. Moody Trotman (apud Rick Warren, 2003, p.7) evangelista e pedagogo cristão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos de estudo biblico ( Interpretação )
  • Metodos de estudos biblicos
  • MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO
  • metodos de estudos bíblicos
  • Métodos de estudo bíblico
  • Autoatividade Metodos de Estudo Biblico
  • Metodos de estudos biblicos
  • Métodos de Estudos Bíblicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!