Métodos de ensino tradicional e histórico-crítico

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
MÉTODO DE ENSINO TRADICIONAL E MÉTODO HISTÓRICO CRÍTICO

Acreditamos que a metodologia utilizada nas escolas contribui muito para o sucesso ou fracasso do processo ensino-aprendizagem. Percebemos que a prática docente hoje está pautada em uma superficialidade do conhecimento sobre os fundamentos da educação. Os professores fazem de sua prática um ecletismo de tendências; dentro de uma estruturatradicional, oscilando entre concepções escolanovistas e libertárias; porém sem radicalidade filosófica do que se pretende.
Grande parte dos problemas enfrentados pela área educacional é o excesso de informações, estas sendo apresentadas superficialmente não sendo disponibilizado tempo hábil para estudos, portanto não proporcionam aporte teórico necessário para que os educadores internalizemesse conhecimento. Percebe-se que a maioria dos educadores não consegue discernir o que é uma teoria de aprendizagem, qual a concepção desta, e qual método esta propõe. Quando questionados sobre a filosofia da escola, estes não sabem o que responder. Os professores muitas vezes imbuídos de novas propostas, acabam por confundir a natureza e especificidade da educação. Porém não podemos responsabilizarsomente os docentes; é um complexo de interferências; universidades proporcionando uma formação deficitária; carga horária excessiva dos educadores, não disponibilizando tempo para estudos orientados; formação continuada que não traz grandes avanços, exceto PDE.
O educador, conhecendo a teoria que sustenta a sua prática, pode suscitar transformações na conscientização dos educandos e demaiscolegas, chegando até aos condicionantes sociais, tornando o processo ensino-aprendizagem em algo realmente significativo, em prol de uma educação transformadora, que supere os déficits educacionais e sociais atuais.
A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. A ideia que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para oespírito da criança é acompanhada de uma outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida. A pedagogia liberal tradicional é viva e atuante em nossas escolas. Na descrição apresentada aqui se incluem as escolas religiosas ou leigas que adotam uma orientação clássico-humanista ou uma orientação humano-científica.
A tendência liberal renovadaprogressivista diz que a finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. Seus conteúdos são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivência frente a desafios cognitivos e situações problemáticas.
Há diversos tipos de professores no ensino fundamental. Os mais tradicionaiscontentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático. Suas aulas são sempre iguais, o método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias, independentemente da idade e das características individuais e sociais dos alunos. Já os professores que se julgam mais atualizados variam bastante os métodos de ensino. Preocupam-se mais com as diferenças individuais e sociais dos alunos, costumam fazertrabalho em grupo ou estudo dirigido, tentam usar mais diálogo ou são mais amorosos no relacionamento com os alunos. Essas diferenças entre os métodos desses professores acentuam as discussões entre os acadêmicos no consenso da metodologia que leva os alunos a desenvolverem competências e habilidades de observar a realidade, perceber as propriedades e características do objeto de estudo,estabelecer relações entre um conhecimento e outro, adquirir métodos de raciocínio, capacidade de pensar por si próprios, fazer comparações entre fatos e acontecimentos, formar conceitos para lidar com eles no dia-a-dia. Ou seja, o aluno constrói, elabora, seus conhecimentos, seus métodos de estudo, sua afetividade, com a ajuda do professor.
A didática, portanto, trata dos objetivos, condições e meios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método de ensino tradicional e método histórico crítico
  • Metodo tradicional de ensino e metodo historico critico
  • Metodo histórico-critico e tradicional
  • Metodo tradicional e metodo historico critico
  • Diferenças entre o metodo tradicional e historico de ensino
  • Teoria da educação sobre os métodos tradicionais e histórico critico
  • Escola, professor, aluno: metódo tradicional ou histórico crítico
  • Comparação do professor que utiliza o método de ensino tradicional e o professor que utiliza o metodo histórico...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!