Métodos de ensino na educação profissional: o curso técnico de enfermagem da estes – ufu

Páginas: 31 (7709 palavras) Publicado: 13 de março de 2012
1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho apresentamos uma pesquisa sobre a prática educativa de professores da Educação Profissional, no curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (ESTES). A partir de um estudo fundamentado na leitura de referencial conceitual, de Mizukami (1986) e Kidd (1880), sobre o processo de ensino, elaboramos um roteiro erealizamos a observação do trabalho de docentes da ESTES. Procuramos, então, compreender a prática desses docentes a partir do referencial conceitual estudado.
Para tanto, foi realizado ainda um estudo sobre o campo de pesquisa, a ESTES, e especificamente sobre a estrutura de um dos cursos dessa instituição de ensino, o curso Técnico em Enfermagem. Assim, as observações realizadas ocorreram todaselas em aulas do curso Técnico de Enfermagem.
As observações descrevem o funcionamento do curso, como acontecia o andamento da aula e quais métodos eram utilizados pelos professores, tendo o objetivo de caracterizar tais métodos de acordo com as abordagens do ensino propostas por Mizukami (1986): Abordagem Tradicional, Abordagem Comportamentalista, Abordagem Cognitivista, Abordagem Humanista eAbordagem Sócio-cultural. De modo complementar, para compreender os aspectos específicos da metodologia de ensino da educação profissional estudamos o capítulo do livro de Kidd (1980).
O interesse pelo desenvolvimento dessa pesquisa, especificamente nos métodos e práticas de ensino, ocorreu no sentido de analisar e observar como acontece e quais são os subsídios para o ensino e aprendizagem dosalunos.
A transformação que ocorreu ao longo dos anos na educação profissional é motivo para analisar como os professores executam e utilizam os seus métodos para ensinar os educandos.
Além disso, esse estudo procurou mostrar as várias práticas existentes, criadas e escolhidas pelos docentes da ESTES/UFU que fazem parte da Educação Profissional. Utilizando como referência as abordagens do ensino deMizukami procuramos verificar as práticas que os docentes adotam, buscamos também caracterizar o modo como se dá a aula, como intercalam a teoria com a prática e a definir a abordagem de ensino que adotou para ministrar as subfunções.
Dessa forma, o estudo e o desenvolvimento dessa pesquisa requerem a análise dos métodos e práticas educativas utilizadas pelos docentes ao longo do processo de ensinono curso Técnico em Enfermagem da ESTES. Todas as informações são relevantes para que se possa construir um diagnóstico a respeito do assunto, desse modo, descobrir e observar são aspectos que serão desenvolvidos ao longo da pesquisa para construir os olhares e considerações a respeito do tema.

CAPÍTULO 2. DESENVOLVIMENTO

2.1. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL – CARACTERÍSTICAS E APRESENTAÇÕES        A educação profissional já foi designada, no Brasil, por várias expressões: Ensino de artes e ofícios, ensino técnico, ensino profissionalizante e ensino profissional. Tem por finalidade construir os conhecimentos relativos ao trabalho possibilitando a formação de indivíduos apoiando em conhecimentos especializados e formalizados, na maioria das vezes, por intermédio de disciplinascientíficas em sentido amplo, incluindo, as várias áreas do conhecimento.[1]
Esta modalidade de educação é organizada em um conjunto das atividades educativas que podem se apresentar tanto na forma de educação escolar como de educação não escolar que levam à formação que torna o indivíduo capaz de exercer atividade profissional de forma qualificada. Cada modalidade é adaptada quanto às práticas, as teoriase as diversas atividades, sendo que estas são compostas por ações pedagógicas, sociais e curriculares.
        A educação profissional tem como principal objetivo o desenvolvimento de cursos e programas de ensino direcionados ao mercado de trabalho, tanto para os estudantes quanto para qualquer cidadão. Esta modalidade de educação é tratada, mais profundamente, na Lei de Diretrizes e Bases da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A identidade profissional dos alunos do curso tecnico em enfermagem
  • Curso técnico de enfermagem
  • curso de tecnico de enfermagem
  • Curso tecnico de enfermagem
  • Curso Técnico de Enfermagem
  • tcc curso tecnico de enfermagem
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Relatorio de estagio para curso tecnico em enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!