MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: Abordagens Comunicativas

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: Abordagens Comunicativas

A meta desta abordagem é tornar os alunos comunicativamente competentes. Assim, a aprendizagem lingüística é vista como um processo de comunicação no qual o simples conhecimento das formas da língua alvo, seu significado e funções, são insuficientes. É preciso ser capaz de usar a língua apropriadamente dentro de um contexto social.Isso envolve o domínio não só de competência gramatical ou lingüística, mas também de habilidades sociolingüísticas, discursivas e estratégicas. Com o intuito de desenvolver essas habilidades, a mais marcante característica desse método é a prática de realizar atividades que envolvam comunicação real. Tal comunicação ocorre quando os sujeitos são livres para trocarem conhecimentos. Exploram-semuitas atividades de conversação em pequenos grupos, dessa forma, maximiza-se o tempo de uso da língua pelos alunos. 

MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA (Grammar Translation Method)

Grammar Translation Method (Tradução e Gramática)


A capacidade de se comunicar oralmente na língua alvo não é um objetivo de ensino, mas sim a leitura, que é justamente a habilidade a ser desenvolvida além daescrita.

A língua estrangeira não é usada em sala senão como material detradução, que é uma meta importante para o aluno, sendo inclusive, questão principal na avaliação. 

Deve-se estar ciente das regras gramaticais da língua alvo, memorizar vocabulário, conjugações verbais e outros itens gramaticais. A maior parte da interação na sala de aula é do professor com os alunos. Há poucainiciativa partida do aluno e raramente ocorre interação aluno – aluno.
MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA (The Direct Method)

 O método direto tem esse nome devido à forma de abordar a língua alvo diretamente sem tradução para a língua nativa. As aulas são totalmente ministradas na língua alvo desde o início, através de situações baseadas na vida real.

O conteúdo é introduzido pelo professoratravés de objetos também reais ou de figuras, fotos, gestos, para que o aluno associe o significado da língua estrangeira diretamente, sem tradução para a língua nativa.

A iniciativa da conversação parte tanto do professor quanto dos alunos, que também conversam entre si. A gramática nunca é apresentada explicitamente, mas deve ser intuída pelos alunos.


MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA(AUDIO LINGUAL METHOD)

Ele surgiu a partir das idéias geradas pela psicologia behaviorista. Os alunos devem aprendê-la automaticamente sem parar para pensar, formando novos hábitos na língua alvo e superando os antigos hábitos de sua língua nativa.


 O conteúdo é sempre bastante estrutural, sendo apresentado emdiálogos iniciais. Esses diálogos são aprendidos com memorização, imitação erepetição. A partir deles, são conduzidos exercícios para fixação dos conteúdos e vocabulário. As repostas certas dos alunos são reforçadas positivamente com prêmios ou elogios. Gramática explícita. 

MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: Suggestopedia
Há muita ênfase no sentimento dos alunos e na necessidade de ativação de suas potencialidades cerebrais. Para isso oambiente de estudo deve ser relaxantee confortável, e o aluno precisa confiar no professor para que ele possa ativar sua imaginação e ajudá-lo na aprendizagem. Pôsteres com informações gramaticais são dispostos pela sala e trocados periodicamente para incitar a aprendizagem periférica do aluno, ou seja, sua capacidade de aprender através de estímulos externos

MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA (Total Physical Response)

 Um dosenfoques desta abordagem é a aprendizagem prazerosa da língua. Espera-se que o estudante realmente goze do prazer de aprender. Para isso usam-se muitas atividades divertidas e engraçadas e, o movimento corporal é um grande recurso para ajudar na compreensão. Muitas estruturas são aprendidas e praticadas através de comandos. Quando os alunos já repetiram uma série de comandos, eles então...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos ensino lingua inglesa
  • Métodos e abordagens do ensino de lpingua inglesa
  • Abordagens, métodos e perspectivas sócio-interacionistas no ensino de língua inglesa
  • A importância do ensino de língua inglesa através do método lúdico
  • ATPS Metodos Abordagens Ensino Lingua Portuguesa
  • O ensino de línguas: análise das teorias e abordagens no processo de ensinoaprendizagem da língua inglesa.
  • Uma abordagem da lingua inglesa
  • Constraste entre o método audiolingual e a abordagem comunicativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!