Métodos de custeio

Páginas: 8 (1898 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Acadêmicos
INTRODUÇÃO


Abordaremos neste trabalho os dois métodos de custeio mais conhecidos o método por absorção e o método de custeio direto, demonstrando aqui seus principais conceitos e comparando algumas de suas vantagens e desvantagens, e suas diferenças dentro da utilidade empresarial.
Pode-se condicionar o termo custeio a uma forma de apropriar custos. Todos os métodos de custeioobjetivam determinar o custo unitário de cada bem ou serviço produzido por uma empresa. “Os métodos de custeio apresentam um único objetivo, que é a determinação dos custos”. Mostraremos a seguir suas principais características partindo de seu desenvolvimento até a sua conclusão.



1 MÉTODOS DE CUSTEIO


1.1 Custeio por absorção


O critério do custeio por absorção é um critériofiscal, pois é mais do agrado dos empresários e gerentes e, à primeira vista, está de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade (Princípio da Competência). E por ser o único no Brasil na apuração do custo de vendas, nas demonstrações financeiras que não é uma opção mais sim uma imposição legal.
Custeio por absorção (também chamado de “custeio integral”) indica que estamos fazendo absorverno custo de cada departamento e de cada produto final os custos gerais (chamados indiretos, normalmente fixos, ou custos de estrutura) por meio do que denominamos com muita propriedade taxas de absorção.
Esse critério é amplamente adotado, sendo ainda um procedimento contábil geralmente aceito. Governo, auditores e empresários preferem empregá-lo, por motivações bem diferentes. O usogeneralizado e intenso desse critério, sem maiores analises por parte do contador, pode oferecer resultados que não estão de acordo com a realidade, ficando muito difícil determinar as variações e suas causas.
Este método engloba os custos totais: fixos,variáveis, diretos e ou indiretos, nele computamos, além dos custos diretos de operação (matérias primas, materiais secundários, mão de obra direta, etc.),os custos indiretos de operação (manutenção de equipamentos, custos de suprimentos planejados e controle da operação, controle de qualidade, etc.). O critério do custo por absorção peca porque trabalha intensamente com os custos indiretos, distribuindo-os através de bases duvidosas entre os departamentos e entre os produtos.
O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, oprocedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço) absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.
O custeio por absorção determina que todo custo, fixo ou variável, seja considerado no custo de produção do período e, portanto, fique no ativo, na conta estoques de produtos acabados, até a venda final do produto a terceiros, no momento em que sai doestoque e vai para o resultado do período. A principal desvantagem do custeio por absorção está na elaboração de preço de venda sem a real margem de contribuição, que é a diferença do preço de venda e o custo do produto, resultando em um preço de venda menos eficiente e competitivo.


1.2 Principais características do método de custeio por absorção


Engloba os custos totais: fixos, variáveis,diretos e/ou indiretos.
Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.
É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitandomascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.
Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.


1.3 Exemplo: O método de custeio por absorção


Suponhamos que uma empresa industrial manufature e comercializa um único produto cujo custo de matéria prima seja de R$10 por unidade produzida. Suponhamos ainda que, nesta empresa, a soma dos custos diretos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos de custeio e apropriação de custeio
  • Metodos de Custeio
  • Métodos de custeio
  • metodos de custeio
  • Metodos de custeio
  • Métodos de Custeio
  • Métodos de Custeio
  • metodos de custeio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!