Métodos de ètica

Páginas: 7 (1664 palavras) Publicado: 28 de maio de 2011
15 Métodos de Ética que se pode usar dentro de uma empresa.
1. Análise SWOT
Estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Através dessa metodologia poderá fazer-se o inventario das forças e fraquezas da empresa; das oportunidades e ameaças do meio envolvente; e do grau deadequação entre elas. Quando os pontos fortes de uma organização estão de acordo com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado à empresa será, por certo, competitiva no longo prazo.

2. Análise de valor
É uma metodologia de gestão que consiste em decompor um produto ou serviço nas suas funções principais e, em seguida, delinear as soluções organizacionais maisapropriadas para reduzir os custos de produção. Implica uma análise detalhada do valor criado pela empresa através da distribuição dos custos totais de um produto ou serviço pelas suas diferentes etapas: concepção, fabricação, venda, distribuição e serviço aos clientes.

3. Benchmarking
É um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderesmundiais, no sentido de obter informações que a possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas, que, no entanto, não deve ser confundida com a espionagem industrial.

4. Cultura organizacional As empresas, tal como os países, têm uma cultura única. É, por isso, crucial que as empresas divulguem deforma explícita quais são os valores que valorizam. Quando o fazem por escrito, o documento chama-se declaração de missão. Esse método define claramente a razão por que algumas empresas têm sucesso em longo prazo, enquanto outras acabam por desaparecer. O segredo está na cultura organizacional. Nessa era de incerteza tudo deve ser posto em causa, à exceção dos valores. Esses têm de ser imutáveis.5. Excelência
O método propõe que as empresas excelentes têm oito características distintivas: inclinação para a ação; proximidade do cliente; autonomia individual; apostar nas pessoas; criação de valores; manter-se no que se domina; simplicidade formal; e existência simultânea de rigidez e flexibilidade.

6. Fidelização de clientes
Engloba as técnicas destinadas a conservar e atrairos melhores clientes de modo a aumentar a sua fidelização à empresa. Vários estudos já demonstraram que recrutar novos clientes é três a cinco vezes mais caro do que conservar os existentes e encorajá-los a consumir mais. Aumentar a fidelidade exige detectar as principais causas de insatisfação dos consumidores, nomeadamente as razões que os levaram a recusar um produto ou serviço ou a preferir ode um rival. Em seguida, as empresas devem corrigir esses pontos e melhorar a qualidade oferecida aos clientes em todas as áreas. A meta final é criar uma organização totalmente orientada para o cliente (costumer-driven company).

7. Organização horizontal
Uma organização horizontal ou achatada é a que minimiza o número de níveis hierárquicos de modo a estar mais perto dos clientes e em que ostrabalhadores estão também mais próximos dos níveis de decisão. É um conceito que propõe acabar com a pirâmide hierárquica das organizações tradicionais. A sua vantagem principal é tornar os circuitos de decisão mais curtos, logo mais rápidos. Esse tipo de organização favorece a criação de estruturas mais leves e flexíveis, em que existe uma maior descentralização das responsabilidades. Oscolaboradores, sentindo-se menos vigiados, revelam maior empenho e criatividade.

8. Qualidade total
Os esforços para a qualidade total (TQM – Total Quality Management) são caracterizados pelos seguintes fatores: excelência nos processos; cultura de melhoria contínua; criação de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e clara orientação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética Politica e Sociedade e Metodos Quantitativos
  • Análise ética sobre o filme "O 'Método"
  • Etica sobre o filme el metodo
  • microeconomia e macroeconomia; métodos quantitativos; ética, política e sociedade
  • Microeconomia e Macroeconomia, Ética, Política e Sociedade, e Métodos Quantitativos.
  • macro e microeconomia; métodos quantitativos; e ética, politica e sociedade.
  • de Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade
  • macroeconomia e microeconomia, metodos quantitativos, etica politica e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!