Métodos contraceptivos

Páginas: 15 (3609 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
INTRODUÇÃO

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, eles também protegem de doenças sexualmente transmissíveis (DST). A mais óbvia e, mais segura maneira de prevenir a gravidez é a abstinência de relaçõessexuais. Ao logo da história a humanidade tem desenvolvido métodos de prevenir a gravidez indesejada. Os métodos contraceptivos podem atuar em diferentes etapas do processo de reprodução. Todos os métodos são com intenção de impedir que o espermatozóide consiga fecundar o óvulo.
Há várias formas que faça com que isso não aconteça.O uso da camisinha, tanto feminina, como masculina. Coito interrompido, tabelinha, diafragma, pílula anticoncepcional, entre outros. Os métodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que ao deixarem de ser utilizados,permitirão uma gravidez. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres. É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneiracorreta.



Métodos Contraceptivos

Métodos anticoncepcionais, também conhecidos como métodos contraceptivos, são maneiras, medicamentos e dispositivos usados para evitar a gravidez. Existem métodos específicos para homens e mulheres. Alguns são reversíveis, ou seja, após utilizá-los, a pessoa ainda tem capacidade de ter filhos. Já outros, como a ligadura de trompase a vasectomia, são irreversíveis: quando utilizados, é muito difícil à pessoa recuperar a capacidade de gerar filhos.
Estar bem informado é fundamental para fazer a escolha do método anticoncepcional. Não existe um método melhor que o outro, pois cada um tem vantagens e desvantagens, assim como não existe um que seja 100% eficaz, já que todos têm uma probabilidade de falha. Um bom método éaquele que o deixa confortável e que se adapta ao seu modo de vida e à sua condição de saúde. Tenha sempre em mente que, muitas vezes, o método adequado para uma pessoa pode não ser o para outra.
Procure sempre o profissional de saúde antes de começar a usar qualquer método anticoncepcional, pois existem situações em que determinados métodos não são recomendados. Além disso, faça o acompanhamentoperiódico para verificar se a utilização do método escolhido está correta ou se houve alguma alteração que torne necessária a sua substituição. Na rede credenciada Usisaúde você encontra ginecologistas e urologistas preparados para auxiliá-lo neste momento. 


Camisinha Masculina
É um dos meios contraceptivos mais populares e temobjetivos de impedir a liberação dos espermatozoides no interior do aparelho genital feminino, evitando a fecundação. É muito popular pois é fácil a utilização e não precisa de receitas medicas para ser comprado e também não causa efeitos sobre o organismo,inclusive não interferindo no ciclo menstrual.é um método mais eficaz de proteção contra doenças sexualmente transmissível.
Deve ser colocadaantes do contato com órgãos genitais femininos e deve ser retirado logo após a ejaculação, tendo o cuidado de segurar para impedir que fique na vagina. A desvantagem é que pode rasgar durante o ato sexual. Ha casos, que casais sentem uma diminuição do prazer.é importante lembrar que cada preservativos só pode ser utilizado para uma única relação sexual.consiste de um envoltório de látex que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • métodos contraceptivos
  • Metodos contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • metodos contraceptivos
  • Metodos Contraceptivos
  • metodos contraceptivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!