Métodos Contraceptivos

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014












Indice
Métodos Contraceptivos/contracepção hormonal... Pg.3
Contraceptivos Orais e Injetáveis................................Pg.4
Contracepção de Emergência e Métodos de Barreira Pg.5
Camisinha, Diafragma e Métodos Comportamentais Pg.6
Temperatura Basal, Muco Cervical e Ejaculação extravaginal Pg.7Conclusão.................................................................................Pg.8
















Métodos contraceptivos
A contracepção é o ato de utilizar os mais variados métodos para evitar a gravidez. Esses métodos podem ser divididos em: comportamentais, de barreira, métodos hormonais, cirúrgicos e definitivos. A escolha de qual será utilizado pelo casal vai variar conforme diversos fatores como idade,adaptação ao método ou possuir alguma doença crônica. Sendo assim, é necessário que cada pessoa pesquise as vantagens e desvantagens de cada método contraceptivo antes que decida qual será usado.
Os métodos contraceptivos têm aumentado sua eficácia ao longo dos anos, além disso, são utilizados também para o tratamento para Ovário Policístico e planejamento familiar; porém não existe um método queseja eficaz para homens e mulheres ao mesmo tempo. Mas, sempre procure orientação médica, pois os métodos contraceptivos são receitados de acordo com a idade, as necessidades para reprodução e a frequência com que a pessoa mantém relações sexuais.

Contracepção Hormonal
Contraceptivos orais
Contraceptivos injetáveis
Implantes
Anel Vaginal
AdesivosCutâneos
Contracepção de emergência

Contracepção hormonal
São constituídos de hormônios sintéticos, geralmente a associação de um tipo de estrogênio e um tipo de progesterona. Esses métodos atuam no centro regulador do ciclo menstrual, levando a um estado em que a mulher não ovula. São bastante eficazes, com uma taxa de gravidez muito baixa. Durante seu uso, podem ocorrer sangramentos irregulares,aparecimento de manchas no rosto e leve ganho de peso.



Contraceptivos Orais 
São as famosas pílulas. Elas devem ser iniciadas no primeiro dia da menstruação e continuadas por 21 dias consecutivos, sem falhar. Após o término da cartela, a mulher faz uma pausa de sete dias e reinicia o uso no oitavo dia. É importante tomar a pílula sempre no mesmo horário, recomendação especialmente válidapara as mini-pílulas. 
Contraceptivos Injetáveis 
Existem duas modalidades: mensal e trimestral. É eficaz e de fácil uso, pois a mulher não precisa ficar lembrando todos os dias de tomar a pílula. Após a interrupção do uso, a mulher pode demorar algum tempo (até 9 meses) para conseguir engravidar. 
Anel Vaginal 
São anéis de material plástico, também contendo hormônio. São inseridos dentro davagina, onde devem ser deixados por três semanas. A mulher faz uma pausa de uma semana e reinicia o uso. Não atrapalha a relação sexual, nem causa incômodo. É bastante eficaz. 
Adesivos Cutâneos 
São semelhantes aos utilizados na terapia de reposição hormonal, em mulheres menopausadas. Os adesivos são "colados" na pele, e utilizados por três semanas, com pausa de uma semana. São bastanteeficazes e de fácil utilização. 
Pílula do dia seguinte 
Faz com que o útero fique desfavorável à gravidez. Existem dois métodos. O primeiro consiste no uso de pílula própria, em duas doses: a primeira até 72 horas após o ato sexual e a segunda 12 horas após a primeira. O outro método consiste no uso da pílula comum, de forma que a mulher ingere duas pílulas até 72 horas após o ato sexual e mais duas12 horas depois. Esse método só deve ser utilizado esporadicamente, devido ao esquecimento da pílula ou ao fato de a camisinha ter estourado. Também é indicada em casos de estupro. Atenção: o uso freqüente desse método leva à redução de sua eficácia. 




A contracepção de emergência
Refere-se a medidas que, se tomadas após a relação sexual, podem impedir o início da gravidez.
As formas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • métodos contraceptivos
  • Metodos contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • metodos contraceptivos
  • Metodos Contraceptivos
  • Métodos contraceptivos
  • metodos contraceptivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!