Métodos Contraceptivos

Páginas: 12 (2869 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Introdução
“De um lado, 400 milhões de representantes do sexo masculino. De outro, uma única representante da ala feminina. O batalhão dos machos pode ficar até três dias à espera dela que, por sua vez, só dá o ar de sua graça durante 18 horas no máximo. Se os dois lados não se entendem durante esse breve período, o negócio desfeito fica para uma próxima ocasião. No entanto, se apesar dasdificuldades eles conseguem se encontrar, então o resultado aparece em aproximadamente nove meses. Pois quando espermatozóide e óvulo se unem, nada os separa. Juntos vão formar o embrião de um novo ser humano até o fim. Portanto, para quem não deseja ser pai ou ser mãe, a melhor saída é impedir essa união. Eis a meta dos anticoncepcionais. (Trecho da reportagem “Como evitar este encontro”. RevistaSuperinteressante, Ed.107. Agosto 1996. Pg 46-47.) Somente os anticoncepcionais são capazes de impedir a união entre espermatozóide e o óvulo, desde que as condições sejam favoráveis ao encontro. Hoje, há uma variedade considerável de métodos contraceptivos e alguns têm também a função de proteção contra as DSTs. Cada método foi criado levando-se em conta o conhecimento sobre a reprodução ousobre o funcionamento dos hormônios femininos.
Métodos Contraceptivos
1. Métodos contraceptivos de barreira
Os métodos de barreira evitam a gravidez porque impedem o acesso dos espermatozóides ao útero, através de obstáculos mecânicos, químicos ou mistos. Conhecidos há muito tempo, os mais populares são os preservativos masculinos. Sua utilização vem sendo altamente recomendada, graças aoefeito protetor contra DST/HIV/AIDS.
Camisinha masculina
A camisinha é feita de látex, um tipo de borracha, mas há também camisinhas feitas de poliuretano, indicadas para pessoas que têm alergia ao látex. Alguns cuidados na colocação aumentam a eficácia desse preservativo: a camisinha deve ser colocada no pênis ereto. É importante segurar a ponta da camisinha durante a colocação, deixando uma partevazia, sem ar, para que o esperma fique depositado ali depois da ejaculação. Caso contrário, a camisinha poderá estourar ou o esperma subir para a base do pênis e entrar em contato com o corpo feminino. Deve ser usada somente uma vez e é preciso observar também os cuidados com o descarte. Alguns são lubrificados com silicone ou lubrificante à base de água; outros são revestidos com espermicidasalém do lubrificante. Não podem ser utilizados com lubrificantes à base de óleo, devido ao risco de degradar a borracha.

Devido à possibilidade de falha na prevenção da gravidez, recomenda-se o uso da camisinha associado a outros métodos anticoncepcionais como os hormonais, por exemplo. Apesar de ser o método mais adotado no mundo, o uso regular da camisinha ainda é insuficiente. O estímulo ao usodos preservativos é recomendado pelos órgãos de saúde devido a sua eficácia na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis – DST/AIDS. A camisinha masculina é o método contraceptivo mais simples. Tem baixo custo, e acesso relativamente fácil para todas as camadas da sociedade; não exige prescrição médica podendo ser adquirido em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais,ou distribuído pelo governo, além de proteger contra DST/AIDS. Sua eficácia depende do uso, mas tecnicamente há 3% de chance de falha para o uso correto.
Anel Vaginal
O anel vaginal é um método contraceptivo muito inovador. Ele deve ser inserido apenas uma vez por mês, tornando este um processo bastante prático para as mulheres que não conseguem manter o ritmo do uso diário regular da pílulaanticoncepcional. O anel vaginal liberta uma baixa dose de hormônio no sangue, e ainda assim é bastante eficaz para evitar a concepção. O seu desenho oval e a sua flexibilidade garantem uma adequada adaptação aos contornos da vagina, posicionando-se de forma fácil numa porção menos sensível da vagina conferindo total conforto para a mulher, inclusive durante o contato íntimo. Mas é mais caro (em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • métodos contraceptivos
  • Metodos contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • metodos contraceptivos
  • Metodos Contraceptivos
  • Métodos contraceptivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!