métodos contraceptivos

Páginas: 15 (3509 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2013

Introdução

Contracepção é o regime de uma ou mais ações, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher se tornargrávida ou "dar à luz". Estas ações, também conhecidas como métodos anticoncepcionais, são fundamentais hoje em dia para o planejamento familiar.

A  contracepção, tema que gera tanta controvérsia por questões religiosas, culturais,políticas e individuais, vem sendo praticada há mais de 2000 anos. Não é portanto um conceito da era moderna.
Atualmente existe uma ampla disponibilidade de métodos contraceptivos, tanto para homens quanto para mulheres, que previnem uma gravidez. Variam desde métodos mais simples, como os comportamentais, até métodos mais complexos que envolvem cirurgias.

Podem ser divididos em cinco grupos: métodoscomportamentais, métodos de barreira, dispositivo intra-uterino,contracepção hormonal e contracepção cirúrgica.
















































Métodos Comportamentais
São os métodos contraceptivos em que se utilizam mudanças comportamentais conscientes para eliminar ou minimizar o risco de promover uma gravidez indesejada. Estesmétodos se caracterizam por não utilizarem dispositivos ou medicamentos. Apresentam baixa eficácia, alteram o comportamento do casal, dependem de motivação e aprendizado e não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis/AIDS.

Tabelinha
Nesse método, a mulher calcula o início e o fim de seu período fértil, para que, com esses dados, possa saber o seu período fértil, que ocorre na metadedo ciclo e assim evitar relações 3 dias antes e 3 dias após essa data. Normalmente, estima-se que esse período seja entre o 12º e o 15º dia do ciclo. A conta é feita a partir do primeiro dia da menstruação. Assim, no período fértil deve-se evitar relações sexuais. É indicado para mulheres que tenham o ciclo menstrual regular, É recomendável que seja utilizado em conjunto com os preservativos, jáque não protege contra DST’s.
 Só funciona com quem tem o ciclo menstrual regular e, mesmo assim, não é muito indicado porque, mesmo que os dias sejam marcados com perfeição, é muito difícil ter a certeza de que aqueles são os dias férteis da mulher. Portanto, a taxa de erro é alta. Taxa de falha: 9% Nível de eficácia: relativo.
Muco Cervical (Billings)
  Normalmente, o colo uterino estátapado por uma mucosidade espessa que serve de barreira para impedir que elementos estranhos penetrem na vagina e possam entrar na cavidade uterina, provocando infecções. Se continuasse tapado durante todo o ciclo menstrual, também os espermatozóides não poderiam penetrar e progredir com facilidade e seria difícil que se verificasse uma gravidez. Para evitar esta situação, o organismo dispõe dumsistema hormonal, que faz com que uns dias antes da ovulação essa mucosidade espessa se fluidifique, e assim, em caso de relações sexuais nesse período, os espermatozóides podem penetrar na vagina e fecundar o óvulo.
A mulher pode reconhecer esta alteração da fluidez da mucosidade do colo uterino e desta forma, saber com dois ou três dias de antecedência quando se irá dar a ovulação. Assim, paraevitar uma gravidez, bastará abster-se de relações sexuais a partir do momento em que notar essa fluidificação do muco cervical e até seis ou sete dias depois desse momento. Taxa de falha: 4% Nível de eficácia: relativo.
Temperatura Basal
Esse método é baseado na alteração térmica que o corpo apresenta quando ocorre a ovulação. A temperatura se eleva devido ao aumento da progesterona.Por ocasião daovulação acontece uma ligeira queda na temperatura corpórea e após há uma elevação de aproximadamente 0,5 °C em relação às medidas basais (as da primeira fase do ciclo). Esta permanecerá elevada até a próxima menstruação.O terceiro dia após a elevação da temperatura é considerado o fim do período fértil.
A temperatura basal deve ser medida diariamente, antes da mulher se levantar pela manhã,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • metodos contraceptivos
  • Metodos Contraceptivos
  • Métodos contraceptivos
  • metodos contraceptivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!