métodos contraceptivos (adesivo sexual, implante sexual e abstinência sexual) (folder)

416 palavras 2 páginas
Abstinência Sexual

Abstinência Sexual é a ausência do ato sexual, podendo ser periódica ou não. A ausência de relação sexual engloba o não contato entre a região genital e íntima de duas pessoas. Esse controle é conhecido por método anticoncepcional natural, pois não faz o uso de nenhum procedimento cirúrgico, artificial ou de medicamentos.
A adoção da abstinência periódica é associada ao uso da tabelinha, no qual a mulher evita a relação sexual durante o seu período mais fértil. Entretanto, esse é um método inseguro de prevenir a gravidez indesejadaIsso porque diversos fatores podem alterar o ciclo reprodutivo da mulher, e a gravidez é uma possibilidade em qualquer relação sexual desprotegida.
Já a abstinência total, quando praticada constantemente, é 100% segura.
Adesivo Anticoncepcional
O que é? E como funciona? É um parche (como se fosse um Bandaid quadrado) que contém dois hormônios parecidos aos da pílula anticoncepcional que passam esses hormônios através da pele ate chegar a corrente sanguínea produzindo um efeito anticoncepcional tão eficaz quanto da pílula.
Cabe ao/à profissional de saúde informar e orientar sobre os critérios médicos de elegibilidade, que irá dizer se a pessoa pode ou não usar este método anticoncepcional, caso tenha sido escolhido.
O adesivo funciona como um anticoncepcional oral combinado (pílula), portanto ele não deixa acontecer à ovulação, ou seja, impede a saída do óvulo dos ovários. Além disso, ele também engrossa o muco cervical dificultando a passagem dos espermatozóides
Nível de eficácia
Sua eficácia apresenta taxa de falha de 0,5 a 0,8%, ou seja, de cada 1.000 mulheres, seguindo todas as orientações, durante o período de um ano, de 5 (cinco) a 8 (oito) mulheres, podem vir a engravidar.

Implante Sexual
O que é? E como funciona? Trata-se de um método contraceptivo de longa duração. O implante liberta progestagéneo que impede a ovulação, prevenindo a gravidez. A inserção do implante é feita no antebraço por um

Relacionados

  • Saude feminina
    8400 palavras | 34 páginas
  • Fisioterapia preventiva
    58940 palavras | 236 páginas
  • Oncologia enfermagem
    161886 palavras | 648 páginas