Métodos alternativos de aprender química

Páginas: 7 (1618 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
DANIELSON GOMES PINHEIRO
JOSÉ DIONISIO
JOSÉ CARLOS SOUSA COSTA
SIDINEY PEREIRA COSTA
SUIANNE MARIA ROCHA PACHECO

MÉTODOS ALTERNATIVOS DE APRENDER QUÍMICA

Trabalho apresentado à disciplina Práticas Curriculares Dimensão Escolar da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA para obtenção parcial de nota do cursode Química.
Orientador: Prof. Leonardo Lima dos Santos
Graduado em Ciências Biológicas

São Bento-MA
2012
Sumário
1. IDENTIFICAÇÃO3
1.1 Título 3
1.2 Autores 3
1.3 Instituições Envolvidas 3
2. JUSTIFICATIVA 4
3. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 6
4. OBJETIVOS 7
4.1 Geral 7
4.2 Específicos 7
5. METODOLOGIA 7
6.CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9

1. Identificação
1.1. Título:
Métodos alternativos de aprender Química
1.2 Autores
Danielson Gomes Pinheiro
José Dionisio
José Carlos Sousa Costa
Sidiney Pereira Costa
Suianne Maria Rocha Pacheco

Orientador: Prof. Leonardo Lima dos Santos

1.3 Instituições envolvidas
Universidade Estadual doMaranhão (Programa Darcy Ribeiro)
Centro de Ensino Fundamental e Médio Kiola Costa


2. JUSTIFICATIVA
Uma sociedade onde a educação não é levada em primeiro plano, nunca terá um desenvolvimento pleno. Todos os países de primeiro mundo adotam a educação como prioridade para o crescimento do país.
No Brasil ainda não se vê essa preocupação com a educação, o que o torna um país de terceiromundo, a pesar dos avanços tecnológicos que ocorreram nas ultimas década. São muitos os fatores que prejudicam a educação, como por exemplo, os baixos salários dos professores, as más condições estruturais das escolas, profissionais maus capacitados, falta de material didático e o desinteresse dos alunos são as principais causas que debilitam a educação no Brasil. Hoje, principalmente os estudosde ciências como biologia, física e química são os mais prejudicados em virtude das condições já mencionadas, principalmente quando não se tem professor da área, acabam sempre colocando professor que não tem a formação devida.
Podemos citar, por exemplo, a falta de laboratório e equipamentos nos colégios, número excessivo de aulas, o que impede uma preparação adequada de aulas práticas;desvalorização das aulas práticas conduzida pela idéia errônea de que aulas práticas não contribuem para a preparação para o vestibular; a ausência do professor laboratorista; formação insuficiente do professor. Na química onde poucos são os professores formados nessa disciplina, parece-nos que o ultimo desses fatores tem grande importância, pois muitas vezes existem equipamentos no colégio, mas osprofessores não sabe utilizá-los. NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: escrituras, 1998.
Principalmente se tratando da química, a educação tem muito a evoluir em termos de aproveitamento. Pois no Brasil ainda é um ideal a ser colocado em prática.
Um levantamento realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado pela revista“Educação” de maço de 2005, sobre o ensino de ciências e matemática, mostrou que entre 37 países, o Brasil foi o ultimo colocado. A pesquisa faz parte do Programa Internacional Avaliação de Aluno (PISA) e tinha como propósito verificar o conhecimento destes.
Em São Bento-MA, a realidade não é diferente das deficiências já citadas, e existem também outras que contribuem para este mal que afeta aeducação, como por exemplo, a política partidária que leva para as salas de aulas professores incapacitados. Principalmente para se trabalhar com as disciplinas citadas, onde estas não têm muitos profissionais na cidade. A falta de um laboratório para as práticas agrava muito a aprendizagem dos alunos, não podemos esquecer que teoria e prática devem andar lado-a-lado.
Com base nessas informações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Utilização de jogos educativos como método alternativo de ensino em Química
  • Metodos alternativos
  • Aprender quimica
  • Aprender quimica
  • aprender quimica
  • Metodos alternativos de justiça
  • Metodos alternativos de resolução de conflito
  • Metodos alternativos de resolução de conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!