Métodos ágeis e prescritivos

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
Introdução

Métodos foram criados para facilitar o desevolvimento de softwares, entre todos esses métodos, dividimos entre métodos ágeis e preditivos, como tudo no mundo, as técnicas para efetuar esse trabalho continuam em constante desenvolvimento, e com agrande váriedade de métodos, um deles pode-se encaixar prerfeitamente mediante suas necessidades, isso depende apenas de alguns fatorescomo tempo do projeto, quantidade e necessidade de documentações, tamanho da equipe e assim por diante.
Compararei dois tipos de métodos, ágeis e preditivos, demonstrando assim as diferenças e semelhanças, ganhos e perdas, permitindo caso ocorra a necessidade de escolha entre um deles em seu projeto, possa escolher o mais adequado.

Um pouco sobre Métodos Preditivos

Na Engenharia de Software,processo é um conjunto de passos parcialmente ordenados, cujo objetivo é atingir uma meta: entregar um produto de software de maneira eficiente, previsível e que atinja as necessidades de negócio. Geralmente inclui "atividades" como análise de requisitos, programação, testes, entre outras tarefas.

Conlui-se portanto que um processo é composto por atividades relacionadas e os modelosservem para dar uma visão de como é um processo.

Um modelo de processo de software define o que deve ser realizado em cada fase do desenvolvimento e dá as instruções de como realizar essas atividades. Ele serve como
um guia, um roteiro para a execução de um processo de desenvolvimento.

Um modelo descritivo retrata como um processo é executado em um ambiente em particular. Já um"modelo prescritivo" retrata como um processo deveria ser executado.

Sendo assim um modelo prescritivo é uma espécie de recomendação que pode ser adaptada ou melhorada (veja os modelos de melhoria de processo CMMI e SPICE) pela empresa de software que for adotá-la.

Esses modelos abrangem três elementos principais:
* Processos: determinam quais são as tarefas necessárias e em queordem elas devem ser executadas.
* Métodos: fornecem detalhes fundamentais de como fazer para executar as tarefas necessárias.
* Ferramentas: proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos processos e métodos.

Existem um conjunto de atividades que aparecem na maioria dos modelos de processos prescritivos de software, diferindo-se apenas com relação ao fluxo de trabalho.São elas:
1. Comunicação: levantamento de requisitos em colaboração com o cliente.
2. Planejamento: estabelece as tarefas, os riscos, os recursos, os produtos e um cronograma.
3. Modelagem: criação de modelos que permitam ao desenvolvedor entender melhor o projeto e seus requisitos. Ações: Análise – modelos de especificação de requisitos e Projeto – modelos de especificação de projeto.4. Construção: geração de código e testes.
5. Implantação: entrega do software ao cliente.
Bom, mas vamos deixar de bla bla bla e falar do que realmente interessa - Os modelos prescritivos de desenvolvimento.

Um pouco sobre Métodos Ágeis

Como uma resposta às crescentes pressões por inovação em prazos cada vez mais reduzidos, às necessidades de constantes mudanças de requisitos eao mau desempenho de grande parte dos projetos de desenvolvimento de software, houve um movimento na comunidade de desenvolvimento de software que deu origem aos Métodos Ágeis. Posteriormente, o conceito-base deste movimento evoluiu, de uma abordagem técnica para o âmbito gerencial, criando um novo enfoque de gerenciamento de projetos – o Gerenciamento Ágil de Projetos.
Neste artigo sãoapresentados o histórico, o conceito, os valores e os princípios que norteiam os Métodos Ágeis, assim como são descritos os métodos mais frequentemente utilizados pelas organizações. Também são exploradas as suas limitações, as indicações de aplicação e os resultados obtidos por empresas que já os adotaram. Por fim, são discutidos os fatores críticos de sucesso de projetos de desenvolvimento de software...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos Ageis
  • Métodos ágeis
  • Metodos ageis
  • metodos ageis
  • Metodos ageis
  • Métodos Ágeis
  • Metodos ageis
  • Metodos ágeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!