Método tradicional

Páginas: 2 (397 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Qual o método pedagógico você utiliza? Fale um pouco sobre esse método.

Bom, trabalho em uma escola que é bem tradicionalista. Eu nem tanto, Mas tenho que estar dentro desse contexto na hora detrabalhar. Como o nome já diz, uma pedagogia tradicionalista é aquela que se prende mais ao conteúdo, temos muita teoria, ou seja, muita matéria, como os alunos falam. Eles reclamam, mas essa gama deteoria é muito importante para formar o indivíduo crítico. É uma espécie de baú que ele vai enchendo ao longo da vida, e quanto mais cheio melhor.
É importante frisar aqui, por que muita genteconfunde, a escola tradicionalista não incentiva a memorização e repetição. Ainda que pareça isso, não é. O aprendizado que buscamos passar nas aulas vai muito além da memorização. É absorvição deinformações que vão ser muitos úteis na vida dos alunos. E o mais importante é que nós os preparamos para o vestibular, que hoje é a porta de entrada para as faculdades.

Breve crítica ao relato daprofessora Natália Alves-
Ficou bem claro nessa entrevista que a professora Natália Dias não é muita a favor desse método pedagógico de ensino. Mas como ela trabalha em uma instituição tradicionalista,defendeu os pontos de vista da mesma. A minha crítica a esse método pedagógico é o fato dele ser extremamente conteudista. Desse modo, não incentiva o trabalho em equipe, a imaginação, criação ecriatividade. Como a própria professora explicou, o aluno tem que encher o seu “baú” e carregar o peso o resto da vida.
Também tenho a criticar nesse método essa centralização do “poder” nas mãos doprofessor. O mestre dotado de conhecimento que tem como missão passar para alguém vazio tudo aquilo que sabe. Sou a favor de uma relação entre educador e aluno. O aluno participaria ativamente na construçãodo conhecimento coletivo e individual. O professor por sua vez, despertaria no aluno a capacidade de buscar e aprender aquilo que lhe é pedido.
Universidade Estácio De Sá
UNESA



Atividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodo tradicional
  • Metodo tradicional
  • Metodo tradicional e metodo historico
  • Metodo tradicional metodo historico
  • Metodo tradicional e metodo historico critico
  • Diferença entre método tradicional e método critico
  • Metodo tradicional do serviço social
  • Metodo histórico-critico e tradicional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!