Método qualitativo e quantitativo nas organizações

Páginas: 8 (1962 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
MÉTODO QUALITATIVO E QUANTITATIVO NAS ORGANIZAÇÕES

Carla Maria Martins
Carlos Maia
Lucimara Fagundes
Márcia Cardoso
Profª. Carlota Ribeiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Contábeis (CON21) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
20/04/2012
RESUMO
Qualitativos e quantitativos são conjuntos de regras num determinado contexto para que seobtenham dados que possam auxiliar na compreensão do fenômeno a ser estudado. Para que o método pesquisado tenha seu emprego adequado é necessário que ele corresponda a uma investigação chegando assim à um objetivo. As importantes dessas análises são que na análise quantitativa o que importa são os números, enquanto a qualitativa esta mais interessada nos temas, nos interesses da população, nasnovidades. As pesquisas por métodos quantitativos estão bem relacionados na sociedade, pois, valorizam os estudos como base exata, previamente estabelecida. O método qualitativo, que trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes, e opiniões.

Palavras-chaves: Método qualitativo. Método quantitativo. Paradigma qualitativo.

1 INTRODUÇÃO
Quando se conhece métodos de análise,deve-se levar em conta os resultados que advirão da sua escolha, na medida em que estes nos aproximam ou afastam da realidade a estudar. Quantitativas e qualitativas são usadas sucessivamente ou paralelamente, assumindo um estatuto igual ou diferente quando definidos os objetivos de investigação. “Estes métodos não se excluem e sim contribuem em processos de pesquisas mistas”. ( POPE & MAYS,1995,p.42)
A abordagem quantitativa e qualitativa é útil porque se dirigem para diferentes tipos de questões, utilizando todos os tipos de técnicas, empregando estes em um único estudo. Estes investigadores descrevem que a análise quantitativa permite identificar sujeitos para um estudo qualitativo, as entrevistas qualitativas podem fornecer
informações adicionais a processos identificados através deanálise quantitativa, gerando assim suposições para os estudos e podendo assim recolher simultaneamente dados quantitativos e qualitativos. “Em uma pesquisa quantitativa onde são utilizados vários grupos, de acordo com os objetivos de cada projeto”. Como afirmam Shaffer & Serlin, (2004, p. 16).
“O método qualitativo emprega generalidade, procedimentos interpretativos, com intenção de descrevere interpretar fenômenos relacionados à sociedade. Reduzindo assim distância entre os processos de pesquisa”. (MAANEM,1979a, p.520).
A pesquisa quantitativa compreende um conjunto de técnicas interpretativas que visam descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significado, no geral estas pesquisas são feitas com base no conjunto de informações disponível para análise.
Umprocesso de investigação e entendimento baseado em tradições de investigação metodológicas que exploram o problema humano e social. O pesquisador constrói um quadro complexo e holístico, analisa palavras, reporta detalhadamente as visões de informantes e conduz o estudo em um campo natural (CRESWELL, 1998, p. 15).

2 CARACTERÍSTICAS DE CADA MÉTODO
A abordagem quantitativa e qualitativa têmnatureza completamente diferente, não existindo qualquer hipótese de entre estas se verificarem contradição ou continuidade. Os métodos quantitativos e qualitativos não excluem um ao outro pois não guardam relação de oposição, distinguem-se quanto a forma e ênfase.
“Importará, então, ao iniciar o processo de investigação inquirir sobre a natureza do objeto e dos problemas a investigar, de forma apodermos escolher melhor os caminhos metodológicos a seguir” (POPE & MAYS, 1995. p.42). Isto não quer dizer que devamos optar por determinado método, negando as hipóteses de complementaridade que a triangulação com outro método permitirá.
Pelo contrário, a pesquisa ou método científico, normalmente, é definido como quantitativa ou qualitativa em função do tipo de dados recolhidos. Convém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia
  • Metodos quantitativos e qualitativos
  • metodos quantitativos e qualitativos
  • Método qualitativo x quantitativo
  • Método Qualitativo e Quantitativo
  • Métodos Quantitativos e Qualitativos
  • Trabalho de campo e Metodos qualitativos e quantitativos
  • Resenha método quantitativo x método qualitativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!