Método indutivo e método dedutivo

Páginas: 13 (3229 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2011
Métodos
Método é o procedimento que permite estabelecer conclusões de forma objetiva, sendo técnicas suficientemente gerais para se tornarem procedimentos comuns a uma área das ciências ou a todas as ciências. Em linguagem vulgar, método é melhor maneira de fazer as coisas. Quando se diz que alguém não tem método de trabalho, quer-se dar a entender que os meios de que se servem para realizardeterminada tarefa não são os mais adequados nem mais os mais eficazes.
Etimologicamente. Método ( meta=através de, odos=caminho ) é o caminho através do qual se chega a um fim ou objetivo. Do ponto de vista da lógica é o conjunto dos meios ou processos empregados pelo espírito humano para a investigação, a descoberta e a comprovação da verdade.
Distingui- se dois tipos de operações mentais nabusca da verdade, vale dizer, dois métodos fundamentais de raciocínio: a indução ( que vai do particular ao geral ) e a dedução ( que parte do geral para o particular ). Aristóteles e Sto. Tomás ensinam que nós temos somente dois meios de adquirir a ciência, a saber o Silogismo, que procede a partir das verdades universais, e a Indução, que procede a partir dos dados singulares, dependendoformalmente todo o nosso conhecimento dos primeiros princípios evidentes por si mesmos, e tirando materialmente sua origem da realidade singular e concreta percebida pelos sentidos.
Métodos indutivo e dedutivo “ são, antes de mais nada, formas de raciocínio ou de argumentação e, como tais, são formas de reflexão, e não de simples pensamentos” (CERVO E BERVIAN, 2002, P.31).
Há outros métodos que tambémcontribuem para a descoberta e comprovação da verdade, métodos que se constituem o que se costuma chamar de modus sciendi, modo(s) de saber: a análise, a síntese, a classificação e a definição.

Método Indutivo
O método indutivo parte do particular ( situação concreta ) para o geral ( teoria ), ou seja, trata-se de um método empirista. É um raciocínio a posteriori: parte do efeito para a causa.Indução é um processo mental que parte de fatos, fenômenos, dados particulares, suficientemente constatados, para deles extrair uma verdade geral ou universal, não contida na partes examinadas.
O método indutivo foi sistematizado por Francis Bacon. Seus passos são os seguintes.
* Observação dos fatos ou fenômenos e análise com vistas a identificar as suas causas.
* Descoberta da relaçãoentre os fatos ou fenômenos, estabelecendo comparações entre eles.
* Generalização da relação encontrada na etapa anterior para situações semelhantes (não observadas).
Vejamos um caso específico, um caso particular: a substituição dos bondes pelos ônibus elétricos. Trata-se de chegar a uma conclusão, de descobrir o que é melhor – e filosoficamente, moralmente, o melhor é a verdade. Mas oscaminhos que levam à verdade nem sempre são muito fáceis. A opinião pública está dividida: uns defendem a medida como solução ideal para o problema dos transportes coletivos, que os bondes não atendem satisfatoriamente; outros a condenam de maneira taxativa. Na própria Assembléia Legislativa,a questão tem dando motivos longos debates. Pois bem: que faria um repórter ou um assessor técnico, desejososde “tirar a questão a limpo”, como vulgarmente se diz? Sairiam pelas ruas a colher dados concretos, exemplos, testemunhos, fatos, em suma, fatos capazes de provar a conveniência ou não da medida preconizada pelas autoridades, como questionamentos: qual dos dois tipos “atrapalha” menos o transito de outros veículos? Qual deles é mais barato? Entre outros.
Eis alguns fatos a serem observados,analisados, confrontados antes de se chegar a uma conclusão. Se os fatos observados forem típicos, adequados, suficientes, relevantes e fidedignos, as conclusão a que se chegue representará a melhor solução para o caso. O chefe das relações públicas da empresa concessionária (admitamos que a solução seja favorável aos ônibus elétricos) poderá, então, baseado nos fatos apurados pelo assessor técnico,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método dedutivo e método indutivo
  • Método indutivo, dedutivo e analógico
  • metodo dedutivo e indutivo
  • Metodos Indutivo Dedutivo e Analógico
  • método dedutivo e indutivo
  • Metodo dedutivo / indutivo
  • Métodos dedutivo e indutivo
  • Método Racional (Indutivo e Dedutivo)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!